1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM REALIZA FISCALIZAÇÃO PARA DIMINUIR ACIDENTES

                                Mauro Ricarte, Presidente da AMTQ em entrevista a uma radio local

A AMTQ vem realizando nos últimos dias grandes fiscalizações juntamente com a Policia Militar do município.

A realização de Blit´s vem com o objetivo de tirar de circulação e coibir infrações rotineiras que acontece no trânsito. Segundos dados da AMTQ somente nas ultimas fiscalizações foram recolhidos mais de 40 veículos que circulavam de maneira irregular pelas ruas da cidade. A maior preocupação é com veículos que circulam sem placas e são usados para cometimentos de delitos. Algo que chamou atenção dos agentes foi à grande quantidade de veículos que circulam com o pagamento do licenciamento e seguro obrigatórios em atraso. 

O presidente da AMTQ, Mauro Ricarte, colocou a nossa reportagem que a grande preocupação é com as motocicletas devido às mesmas corresponderem a mais de 70 % dos veículos que circulam no município de Quixeramobim e estarem envolvidas em 90% dos acidentes. “As motocicleta são utilizada pela maioria da população, isso coloca também ela como sendo o tipo de veículo preferido para o cometimento de inúmeras irregularidades não só na área de trânsito, mas também para assaltos e tráfico de drogas, por isso, temos que fiscalizar e tentar retirar o maior número de veículos irregulares que circulam livremente”. 

Durante entrevista a uma rádio local, o presidente falou sobre o serviço de moto taxi que será regulamentado no município, “a resolução 356 do CONTRAN veio regulamentar  a Lei 12.009 e será um grande avanço para a população, pois trará mais segurança a todos que necessitam do moto taxi para se locomover”, comentou o presidente.

FIQUE POR DENTRO

A Resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece requisitos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta. A norma do CONTRAN regulamenta a Lei 12.009, que trata do exercício das atividades de moto táxi e moto frete.

Para exercer a atividade o motociclista deverá ter no mínimo 21 anos, possuir habilitação na categoria “A”, por pelo menos dois anos, e ser aprovado em curso especializado.  No caso do moto táxi, o condutor deverá atender a exigência do art. 329 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, apresentar certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, junto ao órgão responsável pela concessão ou autorização do serviço. (FONTE: www.denatran.gov.br)

MAIORES INFORMAÇÕES

Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
Av. Dr. Joaquim Fernandes (88) 3441-1533

0 comentários: