1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OBRAS DO CAMPUS AVANÇADO DA UFC EM QUIXADÁ ENCONTRAM-SE PARALISADAS NOVAMENTE


Pernilongos e muriçocas são os únicos beneficiados com a paralisação.


Cantarolando “eu quero, eu quero, eu quero Federal aqui”, alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), realizaram uma manifestação que percorreu as principais ruas da cidade, em prol da construção de um Campus avançado que deveria ficar na Unidade de Conservação do Cedro. A manifestação que aconteceu no dia 17 de abril de 2009, contou com a participação de cerca de mil pessoas. Na época, os estudantes queriam o retorno das obras do Campus que estavam paralisadas desde que o ambientalista Osvaldo Andrade denunciou junto a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que os serviços ali começados eram irregulares. A manifestação com mecanismo politiqueiro teve a aderência de políticos petistas.

Passado dois anos após esta manifestação, os mesmos acadêmicos que foram instigados a participar do ato público, não tem mais coragem de reivindicar a continuidade das obras que já estão paralisadas novamente desde de novembro de 2010. Para se ter uma ideia, uma turma receberá este ano diploma de formação, entretanto, o prédio encontra-se com o esqueleto servindo apenas para os pernilongos e muriçocas, enquanto isso, os estudantes tem que estudar em salas improvisadas e superlotadas de um antigo prédio.


Em seu blog, o acadêmico Egberto Martins, deixou um desabafo que aqui será reproduzido com adaptações.
 “Aos caros leitores, reforço que o meu objetivo no blog, a priori, era não escrever sobre temas internos da UFC-Quixadá, visto que “roupa suja se lava em casa”. Mas esse assunto não poderia deixar passar, visto que é de interesse público (ou pelo menos deveria ser). Trata-se do andamento da construção do Campus da Universidade Federal do Ceará, no município de Quixadá”, destaca o universitário e continua: “Este ano, a primeira turma fará sua colação de grau. Infelizmente, esses colegas não terão a chance de ver se sequer o primeiro bloco construído. As obras, que deveriam iniciar em 2008 como estava previsto, teve uma série de atrasos, por vezes alheios aos responsáveis do andamento da construção. Vale lembrar alguns percalços nesse período: Documentação atrasada, licenças dos órgãos reguladores (IPHAM, SEMACE). Quando tínhamos a impressão de que finalmente a obra iria “desencantar”, mas um empecilho chegou: Problemas com a empresa responsável pela obra. Novamente as obras estão paradas”. Denuncia.

De acordo com o estudante não há informação detalhadas sobre os motivos da segunda paralisação, “ainda não há explicações plausíveis sobre o que realmente está acontecendo com esta tão demorada e difícil obra”.

No dia 28 de fevereiro de 2008, o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, em clima de campanha, veio a Quixadá e diante dos Monólitos ergueu a pedra fundamental da construção, porém, 3 anos depois nada de concreto foi concluído. Na época estimava-se que no ano de 2011 o Campus estaria funcionando com 11 cursos, porém, hoje há apenas 3.

A redação do portal Revista Central entrou em contato por telefone com a assessoria de imprensa da UFC, sendo que o reitor não quis se manifestar sobre o assunto.

Fonte:
Portal Revista Central
www.revistacentral.com.br

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - 
informação em tempo real com credibilidade.

ATENÇÃO
CLIQUE EM NOSSOS PATROCINADORES, ELES MANTEM ESTE BLOG NO AR.

0 comentários: