1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ASSALTO A CARRO FORTE: QUADRILHA É COMANDADA POR IRMÃOS


Clique para Ampliar
Bananas de dinamite foram usadas para explodir o blindado. A quadrilha utilizava, ainda, armas como fuzis e surpreendeu a Polícia com o planejamento do roubo ao carro-forte
FOTO: ALEX PIMENTEL

Grupo criminoso está baseado em Quixadá e já é ´velho´ conhecido da Polícia. A quadrilha teria roubado R$2 milhões
 

Uma numerosa quadrilha de assaltantes de bancos, carros pagadores e agências dos Correios, além do roubo de cargas e latrocínios, baseada entre os Municípios de Quixadá e Morada Nova, está sendo apontada nas investigações policiais como a principal suspeita do roubo de R$ 2 milhões de um carro-forte da empresa de segurança privada Brink´s, ocorrido na tarde do último dia 13, em Ibaretama (a 135Km de Fortaleza).

O bando tem como principais integrantes três irmãos, já bastante conhecidos da Polícia e da Justiça cearenses. Recentemente, os três tiveram prisão preventiva decretada na Comarca de Boa Viagem e, posteriormente, revogadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará. Os três, assim como outras 15 pessoas, foram investigadas pela Polícia Federal na ´Operação Dezoito´.

Preventiva
A operação foi realizada pela PF, com o apoio dos polícias Civil e Militar, no dia 16 de dezembro do ano passado, quando cerca de 110 agentes foram empregados para dar cumprimento a 15 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos Municípios de Boa Viagem, Quixadá, Ibicuitinga, Ipu, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim e, ainda, na Serra da Ibiapaba.

A quadrilha desarticulada, segundo as autoridades, foi a responsável por, pelo menos, 19 ataques a agências e postos bancários, além de unidades dos Correios no Interior. A operação foi batizada de ´Dezoito´ porque eram 18 os principais integrantes do bando e estes reuniam-se para planejar as empreitadas criminosas no quilômetro 18 de uma estrada no Sertão Central.

Entre os implicados no caso, e presos durante a ação da PF, figuraram um sargento e um soldado da PM, acusados de facilitarem a ação dos ladrões, repassando informações privilegiadas, fornecendo e esconde armas e munição e, também, auxiliando nas fugas após cada um dos 19 assaltos.

Os nomes dos acusados ainda estão em sigilo pelas autoridades. A Reportagem teve acesso às identidades dos investigados, porém, decidiu não revelar os nomes para não dificultar as diligências.

Além dos três irmãos suspeitos, um ex-vigilante de carro-forte também está no rol dos suspeitos. Ele é bastante conhecido na região de Quixadá e teria, no linguajar da Polícia, ´dado a fita´ (repassado informações) para que a quadrilha executasse o maior roubo no Ceará neste ano. O blindado havia apanhado o dinheiro na agência do Banco do Brasil na cidade de Quixadá (a 158Km de Fortaleza) e fazia o transporte para Fortaleza. O ataque aconteceu na localidade de Triunfo, no Município de Ibaretama.

As investigações em torno do caso estão concentradas em Fortaleza, na Delegacia de Roubos e Furtos. O titular da Especializada, delegado Romério Moreira de Almeida, já tomou o depoimento dos vigilantes que estavam no carro-forte e acabaram virando reféns. Chamou a atenção das autoridades policiais o planejamento feito pela quadrilha para obter sucesso no ataque ao transporte-pagador.

FERNANDO RIBEIRO

 EDITOR DE POLÍCIA

0 comentários: