1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

QUIXERAMOBIM: PROJOVEM CAMPO TEM GARANTIDO RENDA AOS PARTICIPANTES


O projovem campo, que visa à qualificação profissional e social de jovens que tenham de 18 a 29 anos, residentes na zona rural, passa agora pela sua etapa final na 1ª edição do projeto. 

No município de Quixeramobim, Sertão Central cearense, a turma dos assentamentos Alegre e Quinim, com o apoio dos professores: Aila, Girlene e Roberta e do educador agrário Jackson Nogueira, colocaram a mão na “massa”, e mostraram para a sociedade como deve ser o novo modelo de produção que visa a sustentabilidade ambiental.

Sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos, foram construídas nas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTD’s), canteiros, sistema de produção agroecológica e tecnologia social (sistema mandalla), que vise à segurança alimentar dos consumidores, produzindo e comercializando produtos que não são prejudiciais à saúde, para isso, o agrotóxico e adubo químico foram substituídos por defensores biológicos / naturais e adubação verde.

Toda a produção de alimentos obtidos nas UTD’s é primeiramente consumida pelos educandos e somente depois que a “sobra” é vendido para o mercado consumidor. Isso tem incentivado os jovens que participam do programa, que é necessário garantir a segurança alimentar de quem produz e de quem consume. Pois ninguém vai querer consumir do próprio veneno”, destacou o educador.

Os educandos já estão produzindo e vendendo tomate, coentro, cheiro verde, pimentão, pimentinha, abóbora e diversas outras hortaliças, como também na área de fruticultura já existem: Banana, goaiba, caju, coco, acerola, mas, ainda não estão em fase de produção.
Esses alimentos estão sendo comercializados na Feira da Agricultura Familiar em Quixeramobim, todas as quartas-feiras, os recursos financeiros arrecadados, são divididos igualitariamente entre os educandores, de forma que os mesmos possam aprender a trabalhar o coletivismo / associativismo.

Os profissionais do programa tem incentivado uma nova cultura de produção e alimentação, pautada no desenvolvimento sustentável, sem utilização de fertilizantes e agrotóxicos.

Mais Informações:
Raimundo Jackson Nogueira da Silva
Educador Agrário do PROJOVEM CAMPO - Quixeramobim
Espec. em Sustentabilidade, Desenvolvimento e Gestão de Projetos Sociais
Tecnológo em Irrigação e Drenagem
TEL: (88) 99137471 / (88) 99975461 ou (88) 92860768
MSN: raimundojackson@hotmail.com


FONTE: REVISTA CENTRAL

0 comentários: