1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VIRUS H1N1: UNIVERSIDADE SUSPENDE AULAS PARA EVITAR UMA POSSIVEL CONTAMINAÇÃO EM QUIXERAMOBIM


                                              Foto: osertaoenoticia.com

A universidade Vale do Acaraú, campus de Quixeramobim, resolveu suspender suas aulas a partir desta sexta-feira, 02, no sentido de evitar uma possível contaminação de seus alunos com o vírus H1N1.

A decisão foi tomada a partir do momento em que os números de casos aumentaram em todo o Sertão Central. Somente no município de Pedra Branca, mais de 500 casos suspeitos já foram registrados sendo 13 confirmados. Em Boa Viagem 13 pessoas também estão com os sintomas da gripe. Apesar de Quixeramobim ter apenas um caso suspeito até o momento, a coordenadoria do núcleo UVA/IDJ de Quixeramobim resolveu suspender suas aulas devido grande parte de seus alunos serem dos municípios atingidos pelo vírus. Mais de 150 estudantes retornarão no inicio do ano letivo 2012.1, no começo de janeiro.

 A Coordenadora do Núcleo UVA/IDJ de Quixeramobim, Fernanda Severo, disse que o momento é de preservar os alunos
Foto: osertaoenoticia.com
A nossa reportagem procurou a coordenadora da UVA/IDJ, Fernanda Severo, ao qual nos informou que somente duas turmas continuarão com suas aulas normais devido não possuírem alunos destas áreas atingidas. “Com o aumento dos casos no município de Pedra Branca e alguns suspeitos em Boa Viagem, resolvemos preservar nossos alunos já que vários deles são destas áreas considerada de risco pelos órgãos de saúde. Neste momento estamos pensando no bem estar de nossos alunos, já que a sala de aula é um local onde a uma grande aglomeração de pessoas sendo possível no caso de alguém manifestar o vírus, gerarem uma maior preocupação”. Fernanda Severo ainda confirmou que nenhum aluno será prejudicado com a grade escolar e que todas as aulas serão retomadas em breve.

O aluno do curso de Educação Física Edinaldo da Silva, 19, que é do município de Pedra Branca, conversou com a nossa reportagem e considerou importante esta decisão da Universidade. “Pra nós alunos, principalmente destes locais onde tem uma grande quantidade suspeita deste caso, é bom que tenha esse recesso devido todo mundo está preocupado com o vírus da gripe suína. Mesmo que a gente atrase um pouco as disciplinas, más estaremos consciente de que é melhor esperar este surto passar para voltarmos à normalidade”. O aluno ainda afirmou que em Quixeramobim não sofreu nenhum tipo de preconceito, “o povo daqui, os colegas de faculdade, são todos conscientes da doença, em nenhum momento, eu ou outro colega de Pedra Branca, sofremos algum tipo de preconceito, pelo contrário, as pessoas vieram conversar apenas para nos informar a preocupação com a nossa cidade e com nós mesmos. Já alguns amigos que estudam em outros municípios estão sofrendo um pouco com esta questão”, afirmou o aluno.  

A aluna do Curso de Educação Física Andréia Kilvia, 34, considerou importante a suspensão das aulas. “Está suspensão é viável devido muitos de nossos colegas serem desses locais considerado de risco, mesmo com todas as informações repassadas para nós, ficamos um pouco preocupados com essa gripe, de acontecer aqui em Quixeramobim um grande numero de pessoas com essa doença, ou seja, se tornar um clima preocupante”, completou a estudante. 

O Supervisor de Vigilância a Saúde de Quixeramobim, Eugênio Gomes de Almeida, informou que nenhum outro caso suspeito apareceu no município fora o que já tinha sido anunciado. “A partir do momento que soubemos destes casos no município de Pedra Branca ficamos de prontidão e começamos urgentemente uma campanha de prevenção aqui em Quixeramobim com reuniões e divulgação de como as pessoas podem contribuir para evitar a contaminação com esse vírus”, Eugênio ainda disse a nossa reportagem que o único caso suspeito registrado em Quixeramobim evoluiu para melhor e está sobre controle, o mesmo ainda falou que a confirmação se realmente se trata do vírus H1N1 sairá nesta sexta-feira, 02.

MAIS INFORMAÇÕES
UVA/IDJ
(88) 3441-4410
Secretaria Municipal da Saúde
(88)3441-1112
Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim.
(88)3441-1219

POR FERNANDO IVO 
ATENÇÃO: A direção do Blog O Sertão é Notícia pede a todos que desejam divulgar nossas matérias em algum meio impresso, internet ou rádio, que o mesmo tenha a dignidade e profissionalismo de divulgar a fonte da informação como sendo deste blog.
Ex: Fonte:osertaoenoticia.com

Desde já agradeço

Fernando Ivo Sousa Ribeiro
Diretor geral


1 comentários:

acho que as escola deveria fazer o mesmo, suspender as aulas pelo menos uma semana.