1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 20 de abril de 2012

QUIXERAMOBIM RECEBE PROJETO TROCA EFICIENTE COELCE



                                 FOTOS: osertaoenoticia.com

Projeto da Companhia Energética do Ceará, COELCE, realizou nesta quinta-feira, 19, nesta na Praça da Prefeitura de Quixeramobim, a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. O intuito da companhia é diminuir o consumo de energia com este tipo de projeto. Durante esta sexta-feira, 20, será entregue 80 geladeiras novas que serão trocadas por geladeiras velhas dos clientes participantes do programa e que foram sorteados no município. 

O projeto é focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda. Desde o início do programa, há 3 anos, a Coelce já beneficiou comunidades de 63 municípios cearenses, trocando mais de 55 mil geladeiras. Somente 2009, foram recolhidas 9.034 geladeiras, 2.100 litros de óleo lubrificantes, que foram tratados e reutilizados, e, aproximadamente, 910 kg de gás HCFC, que também serão regenerados.

Economia
Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eificiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.
De acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.

Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.


0 comentários: