1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CONSELHEIROS TUTELARES RECLAMAM DA FALTA DE ESTRUTURA EM QUIXADÁ


 











Alcina Barbosa, Jardel Silveira, Ricardo Queiroz e Sônia França são os conselheiros 
FOTO: ALEX PIMENTEL
As vésperas das festas de fim de ano, os conselheiros tutelares do município de Quixadá alertam para a falta de estrutura na prestação do serviço de assistência a crianças e adolescentes desta cidade do Sertão Central. Há mais de três meses o Conselho Tutelar não possui telefone para contato. Os conselheiros estão usando seus aparelhos para se comunicar com os órgãos públicos. Isso porque estão também sem internet, outro recurso utilizado para se corresponderem com Conselhos, Justiça e delegacias de outras cidades.

Os conselheiros Alcina Barbosa, Jardel Silveira, Ricardo Queiroz, Sonia França e Talvane Alves temem ainda mais o agravamento do problema.

Transporte

Está se tornando praticamente impossível averiguar as denúncias. O Conselho Tutelar de Quixadá não possui um transporte para atendimento. Para piorar ainda mais a situação, o transporte, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município, começou a apresentar panes desde o Carnaval. Nos últimos dois meses os conselheiros deixaram de fazer visitas a domicílio na zona rural. "Nos casos mais graves a gente acaba utilizando o carro da gente, mas isso não está certo", reclamou o conselheiro Ricardo Queiroz, destacando o pronunciamento do atual presidente da Câmara de Vereadores, Kleber Júnior, numa audiência pública, em meados de junho passado, garantindo a entrega de uma viatura para o Conselho.

Segundo o conselheiro Jardel Silveira, com um ano e meio de atividade no cargo, a expectativa dele e dos colegas é de reestruturação do Conselho logo após o futuro prefeito, João Hudson Bezerra, conhecido como "João da Sapataria", assumir o poder executivo, a partir do dia primeiro de janeiro próximo. "O futuro prefeito já foi cientificado da atual situação do nosso Conselho num encontro promovido pelo Ministério Público. Caberá ao nosso novo gestor agilizar medidas para tornar satisfatório o atendimento à população", explicou Silveira, destacando a proximidade do Carnaval, outro período crítico do ano.

A falta de estrutura, considerada pelos conselheiros um "desmonte social" na gestão do atual prefeito Rômulo Carneiro, está comprometendo o atendi mento à população. Alcina Barbosa, considerada uma das mais experientes do grupo, ressalta a necessidade de transferência de unidade assistencial para um outro local.

"Não temos a menor condição de atender às famílias aqui. Ninguém tem privacidade. Quem aguarda na recepção fica ouvindo toda a conversa. Nem um espaço para as crianças ficarem enquanto atendemos os pais esse prédio possui, até porque é uma salinha da rodoviária da nossa cidade, adaptada como Conselho", acrescentou. Os conselheiros de Quixadá citam a estrutura existente na cidade vizinha, Quixeramobim, como modelo para a região. O servidor público Paulo Cesar da Silva, atuando há três anos no Conselho de Quixeramobim, confirma a informação dos colegas. Além de prédio próprio, a antiga estação ferroviária, com espaço interno adaptado para atendimento às crianças e adolescentes, incluindo banheiros com lavabos adequados à altura delas, também para cadeirantes e ainda brinquedoteca com assistentes. O Conselho possui telefone e caro próprio, ainda dispor de internet e fax. "A boa estrutura nos possibilita atender melhor à população", acrescentou.

Paulo César ressaltou já ter havido compromisso do próximo prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, em manter a atual estrutura e até melhorar a assistência. Um dos motivos foi a recente conquista do Selo Unicef. Com um excelente ambiente de trabalho, suporte municipal e um transporte disponível initerruptamente, o Conselho de amparo à infância e a juventude realiza, inclusive, atendimento itinerante nos distritos. Alguns deles são muito distantes. O Monte Alegre fica a quase 80 Km do Centro do município. O atendimento ocorre semanalmente, as sextas-feiras, ressaltou.

A reportagem procurou manter contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Quixadá, todavia, até o encerramento desta edição, as ligações telefônicas não foram atendidas. 

Mais informações:Conselho Tutelar de Quixadá
Av. Plácido Castelo, S/N, Centro
Conselho Tutelar de Quixeramobim
Estação Ferroviária - Centro
Telefone: (88) 3441.1260


ALEX PIMENTELCOLABORADOR

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: