1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 14 de março de 2013

ENTREGA DE COMENDAS E SHOW MUSICAL ENCERRAM CONSELHEIRO VIVO 2013




Encerraram-se nesta quarta-feira, 13, as comemorações em alusão ao 183º aniversário de Antônio Conselheiro, quixeramobinense líder da guerra de Canudos. 


Pela primeira vez na historia o filho ilustre de Quixeramobim teve uma data oficial, sendo em seu aniversário feriado em todo o município. O projeto de lei de autoria do vereador Everardo Júnior, foi aprovado em 14 de março de 2012. Durante uma semana, o município de Quixeramobim viveu uma programação extensa envolvendo as escolas com palestras e apresentações artísticas sobre o líder de Canudos. Na noite desta quarta-feira, 13, o encerramento aconteceu na casa onde nasceu Antônio Conselheiro. O evento contou com a entrega da Comenda Antônio Conselheiro a escritora Ângela Gutiérrez, Audifax Rios e Antônio José Simão.


Após a entrega das comendas, o público presente pode assistir ao show “Conselheiro Infinito”, com o artista quixeramobinense Azanias Henrique e Banda.



CONHEÇA OS AGRACIADOS
FOTO: INTERNET


Angela Gutiérrez – professora de Literatura na UFC (Universidade Federal do Ceará). Escreveu “O mundo de Flora” (romance, 1990), “Canção da menina” (coletânea de poemas, 1997), “Avis rara” (contos, 2001), “Luzes de Paris e fogo de Canudos” (romance, 2007). Doutora em Letras pela UFMG, com a tese “Vargas Llosa e o romance possível da América Latina”, pesquisadora de Canudos e integrante da Academia Cearense de Letras (ACL), entidade fundada por seu bisavô, Tomás Pompeu, com o nome de “Academia Cearense”, em 1894, havendo sido fundador também da” Academia Francesa”, em 1872.


Audifax Rios -Audifax Rios é cearense de Marco, município que já foi distrito de Santana do Acaraú (a 249,1km de Fortaleza). Foi lá, na cidade instalada na microrregião de Sobral, que viveu a infância e boa parte da adolescência. Ariano do dia 17 de abril de 1946, ele é o quarto dos seis filhos dos tabeliães Rita Moreira Rios e Antônio Sales Eudes. A irmã mais velha o iniciou na Pintura, o pai promovia saraus de música em casa e o irmão lhe apresentou o amor pelo futebol com o time carioca Vasco da Gama.Casado há mais de 40 anos com Valda, ele é avô de três netos. Aos 67 anos, não se considera mais pintor, embora o Nordeste retratado por ele tenha ganhado mais vivacidade e delicadeza, mas continua escrevendo e desenhando e inventando.



ANTONIO JOSÉ SIMÃO – Nascido em Quixeramobim, é professor e Historiador. Profundo conhecedor da vida de Antônio Conselheiro, de quem também é admirador. Conhece como poucos a historia do seu Quixeramobim. 

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com

 

0 comentários: