1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 16 de março de 2013

QUIXERAMOBIM DE LUTO: MORRE PRIMEIRA PREFEITA ELEITA NO BRASIL


FOTO: CRISANTO TEIXEIRA





O município de Quixeramobim perdeu na manhã deste sábado mais uma pessoa que faz parte da história do Brasil, Dona Aldamira Fernandes, a primeira prefeita eleita do pais.

Dona Aldamira Guedes Fernandes veio a óbito por volta das 5 horas em Fortaleza. Dona Aldamira tinha sofrido uma queda em sua residência no centro de Quixeramobim onde tinha fraturado o Fêmur e estava em Fortaleza passando por tratamento, onde tinha recentemente passado por uma cirurgia para implante de uma prótese. 

O corpo da ex-prefeita será velado em sua residência  na Praça Capitão Dias Ferreira, ao lado da Prefeitura de Quixeramobim.  O prefeito Cirilo Pimenta assinou decreto de luto por cinco dias em todo o município.



Aldamira Guedes Fernandes foi eleita em 1958 prefeita de Quixeramobim com 58% dos votos no dia 12 de outubro. Assumiu em 25 de março de 1959 o Poder Executivo na base do voto livre, outras já tinham assumido, mas por indicação.

Durante uma entrevista ao jornal Diário do Nordeste, a pioneira no cenário político nacional disse que não existiam comícios, não se distribuíam bonés e nem blusas dos candidatos; não havia carros de som fazendo propagandas pelas ruas, cartazes e nem outdoors. Ela explica que só existiam duas amplificadoras de som na cidade. Uma delas, a da Paróquia de Santo Antônio e a outra, do radialista Fenelon Câmara.

O historiador e professor, Marum Simão, destaca em seu livro “Quixeramobim, recompondo a história”, editado em 1996, que Aldamira exerceu o mandado constitucional até 25 de março de 1963. Ela foi de fato e de direito popular, a primeira mulher brasileira a se tornar prefeita através das urnas. Foi eleita pelo Partido Social Democrático(PSD), anos mais tarde transformado no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

POR REDAÇÃO

1 comentários:

Mais que o fato político inédito de ser primeira mulher Prefeita, Dª ALDAMIRA foi grandiosa por sua simplicidade e incansável ESPÍRITO DE DOAÇÃO. Obras sociais como o Hospital Infantil, humanitária nas relações com trabalhadores de casa, da Fazenda e todos que lhe batiam à porta, Mas destaco a acolhida em sua residência de inúmeras filhas de agricultores que vinham estudar na cidade e ali encontravam uma segunda mãe. Sua campanha, na seca de 1958, teve o apoio dos humildes cassacos que trabalhavam nas obras do DNOCS (Barragem)e foram enfrentar uma tentativa de destruição da Voz de Cristal, vinculada ao seu Partido; ação movida pelo bem querer ao casal Joaquim e Aldamira Em seu velório a demonstração dos que realmente a amavam - presença de idosos e das pessoas mais simples; essa gente que retribuia sua bondade com gratidão pois ela não trocava suas ações dignas pela barganha de votos. Seu exemplo é seu maior legado.