1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LUZ SOLIDÁRIA LEVA ENERGIA SOLAR AO SERTÃO


Utilização de fonte renovável de energia está sendo avaliada como alternativa para produtores rurais

Quixeramobim. A energia solar começa a despontar como alternativa de sustentabilidade para pequenos produtores rurais no Interior do Ceará. Um projeto piloto, desenvolvido pela Coelce através do Programa Luz Solidária, está beneficiando 17 famílias da Associação de Moradores de Poço Grande. Trabalhadores rurais desta comunidade, situada na zona rural de Quixeramobim, estão irrigando plantações de hortaliças com equipamentos movidos através da fonte de energia renovável.
Conforme levantamentos feitos por técnicos da Coelce, o sistema de bombeamento alimentado pela captação da luminosidade solar está produzindo vazão de 257 litros por hora. O suficiente para atender, através de gotejamento, as necessidades da área irrigada. São 2 mil m² de tomates e cheiro verde, plantados sem a utilização de defensivos agrícolas. O projeto é denominado "Uso de Energia Solar Associada à Energia Rural Irrigante em Pequenas Unidades de Produção".

Para implantar o modelo experimental, a Coelce investiu R$ 55,5 mil. Desses, R$ 13,1 mil foram para o sistema de energia solar. Entre os fatores motivadores destacados pela companhia estão o apoio à comunidade rural com a possibilidade de geração de renda, o estudo e a aplicação de novas tecnologias e o uso de energia limpa.

"Agora, vamos avaliar os resultados da produção e garantir a operacionalização do sistema de energia solar fotovoltaico", afirma o presidente da Coelce, Abel Alves Rochinha.

Solicitação antiga
Segundo ele, a iniciativa é resultado de uma demanda antiga da região. No fim de 2009, a distribuidora recebeu a visita da Secretaria de Agricultura de Quixeramobim, demandando projetos na região. Um deles atendia à comunidade de Poço Grande, já constituída como associação organizada. Tratava-se da necessidade de uma solução para a irrigação de hortaliças, produzidas por empreendedores de pequeno porte, no perfil da agricultura familiar.

Até então, a irrigação era feita utilizando o sistema convencional de abastecimento de energia elétrica. Porém, naquele ano, o transformador que alimentava a bomba de corrente alternada, pertencente à comunidade, foi roubado, obrigando os agricultores a obter água para a irrigação por meio do sistema convencional de fornecimento municipal, resultando na elevação do consumo de energia elétrica e, consequentemente, dos custos de produção.

Em fevereiro deste ano, aproveitando a oportunidade do surgimento do "Luz Solidária", a Coelce tratou de incluir um projeto de irrigação para a comunidade de Poço Grande. As famílias beneficiadas não terão nenhuma despesa com o novo sistema energético", explicou o presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Geração de renda

O programa Luz Solidária promove a geração de renda em comunidades com baixos índices de desenvolvimento socioeconômico no Ceará com a participação de consumidores. Para usufruir dos benefícios do programa, os clientes da Coelce destinam recursos aos projetos cadastrados que, por sua vez, são utilizados para a formação de grupos produtivos em diversas comunidades, entre os quais, padarias comunitárias, hortas protegidas, fábricas de vassouras feitas a partir de material reciclável etc.
 
Os benefícios vão além da geração de renda. O programa também contribui para a cultura do consumo consciente e para a preservação ambiental.
Quando o cliente da Coelce adquire um equipamento por meio do Luz Solidária, ele passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira eficiente, pois todos os aparelhos tem a garantia de baixo consumo dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Também é garantido o cuidado para não poluir o meio ambiente.

Fique por dentro

Fonte natural
A energia solar transformada em fonte de alimentação para equipamentos elétricos e eletrônicos é gerada a partir de painéis solares, cujos elétrons se movem ao receberem luz solar, convertendo a energia luminosa em elétrica. Para poder utilizar essa energia, além dos módulos de captação, são necessários controladores de carga e baterias. O painel solar também pode acender uma lâmpada ou acionar um motor sem a utilização da bateria, mas não funcionará durante a noite. Conhecida como energia solar fotovoltaica, sua descoberta surgiu por acaso, pelo físico francês Alexandre Edmound Becquerel, em 1839. Todavia, a primeira célula solar só foi formalmente apresentada na reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada numa conferência de imprensa no dia 25 de Abril de 1954. No ano seguinte, a célula de silício viu a sua primeira aplicação como fonte de alimentação de uma rede telefônica em Americus, na Geórgia.



MAIS INFORMAÇÕES

Companhia Energética do Ceará (Coelce)
Escritório em Fortaleza (CE)
0800.285 0196

Por: Alex Pimentel - Colaborador

0 comentários: