1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MONOLITOS E SERRAS DO CEARÁ RECONHECIDOS NO EXTERIOR



Quatro parques geográficos brasileiros, sendo três do Ceará, acabam de ingressar na Associação Mundial de Montanhas Famosas (World Famous Mountains Association - WFMA). O único representante do Brasil na entidade era o Geopark Araripe, na região do Cariri, mas agora foram incluídos os monólitos de Quixadá, no Sertão Central; o Parque Nacional de Ubajara, na cidade de mesmo nome, na Serra da Ibiapaba; e a região de Guaramiranga, no Maciço de Baturité.

Além desses, o território do Alto Camaquã (“Camaquã Highlands”) formado pelos municípios gaúchos de Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista foi certificado pela WFMA. A Associação Mundial de Montanhas Famosas, com sede no Monte Lushan, na China, é apoiada pela Unesco.

A entidade reúne montanhas turísticas como o Kilimanjaro (Tanzânia), o Monte Hood (Estados Unidos) e parques na Alemanha (Bergstasse), Áustria (Eisenwurzen) e Romênia (Gaina e Covsna). Os novos integrantes foram anunciados durante o II Congresso das Montanhas Famosas, realizado na semana passada em Jiujiang, na China e os representantes dos parques brasileiros receberam diplomas de certificação.

Esses diplomas são válidos até o congresso de 2011 marcado para Portland (EUA). Os novos membros devem implementar imediatamente uma série de ações a fim de continuarem na relação. Há três meses, membros da WFMA visitaram Quixadá e a Serra da Ibiapaba. “Aqui (em Quixadá) eles ficaram encantados com os monólitos e fomos convidados para participar do Congresso”, relembra Sandra Venâncio, presidente da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, de Quixadá.

Inspeção
A visita fez parte da programação da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), realizada em Fortaleza. A inspeção foi articulada por Mônica Amorim, como consultora de Desenvolvimento Regional do Banco Mundial, e pelo secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo.

Sandra Venâncio foi à China participar do Congresso realizado na semana passada e, levou na mala, vários souvenirs, folders e a proposta de inclusão do Conjunto Natural dos Monólitos na Associação. A área, de interesse arqueológico e geológico, é considerado patrimônio nacional desde setembro de 2004. Representando o governo do Estado, participou do Congresso o secretário adjunto das Cidades, Jurandir Santiago.

Saiba mais

>Criada em 2009 para compartilhar experiências de desenvolvimento econômico, promoção do turismo e proteção ambiental entre os cinco continentes, a Associação Mundial de Montanhas Famosas reúne montanhas turísticas e parques naturais de montanhas ao redor do mundo.

>O Conjunto Natural dos Monólitos fica numa área de 5,8 mil hectares e o que chama mais a atenção dos turistas é a pedra da Galinha Choca localizada no entorno do centenário açude do Cedro.

>O Parque Nacional de Ubajara, que fica na Serra da Ibiapaba, foi criado com uma área de 563 hectares, em 30 de abril de 1929 e teve sua área ampliada para 6.288 hectares.

>Atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A principal atração do Parque é a Gruta de Ubajara e o acesso é feito por um teleférico.

>A região serrana de Guaramiranga fica a 865 metros de altitude e está inteiramente inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. Nela se encontra o Pico Alto, com 1.115 metros de altitude, bastante visitado por turistas. 
 
Fonte: O Povo Online
 
 


0 comentários: