1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PREFEITA PIONEIRA VOTA EM QUIXERAMOBIM

Clique para Ampliar

Aldamira Guedes Fernandes foi a primeira prefeita do Brasil eleita pelo voto direto. Ela votou, surpreendendo mesários e auxiliares da 36ª seção da 11ª zona eleitoral
FOTO: ALEX PIMENTEL

Quando a ex-prefeita desta cidade, Aldamira Guedes Fernandes, resolveu atravessar as praças Nossa Senhora do Carmo e Comendador Garcia, nesta manhã de domingo, com destino a Escola Assis Bezerra, o fazia convicta de que iria votar na primeira mulher a assumir o cargo mais elevado da Nação, o de presidenta do Brasil. Confiante, estava cumprindo mais um ato histórico. Feito parecido, pioneiro na política nacional, ela havia conquistado há 52 anos quando se tornou a primeira prefeita do País, por meio das eleições direitas.

A atitude da eleitora de 82 anos surpreendeu o presidente da 36ª Seção da 11ª Zona Eleitoral, Glauber Freire, e seus assistentes. Eles não sabiam que Dona Aldamira, como ficou conhecida na militância política, fora a primeira brasileira a assumir um cargo executivo municipal.

Eles também ficaram surpresos com a disposição e simpatia dela. Apesar da idade, não teve dificuldade para votar na urna eletrônica. Ela não tem mais a obrigação de comparecer à seção eleitoral. Já tem mais de 70 anos de idade.

Felicidade
Dona Aldamira justificou sua atitude. Não queria perder a oportunidade de participar da eleição da sua candidata, Dilma Rousseff. Afinal, a vantagem das pesquisas na véspera das eleições era superior a 14%. Não havia como perder. Também poderia recordar um dos momentos mais felizes da sua vida.

Foi exatamente naquela escola, a primeira do Estado construída no Interior do Ceará, que ela cumpriu o mesmo ritual a meio século atrás, sendo eleita pelo povo de sua terra. "Ao longo da minha vida, o destino e a história têm me reservado boas surpresas", completou.

Poucos tiveram a oportunidade de presenciar o fato histórico. Não havia filas. Foi assim nas outras seções do Município, explicou o chefe do Cartório Eleitoral, Renato Vilanova. A expectativa e de sua equipe era ter todas as urnas eletrônicas apuradas até às 21 horas. Bem diferente do 1º turno, quando o horário havia encerrado e as filas se estendiam pelos corredores dos estabelecimentos onde foram instaladas as urnas.

Na cidade de Quixadá, muita gente correu para as seções eleitorais ainda cedo. Alguns ficaram em dúvida quanto ao horário de verão. Enquanto aqui eram 7 horas, no Sul do País, os relógios já marcavam 8 horas. Mas a maioria pretendia mesmo era votar logo para viajar. "Eu quero aproveitar o imprensado do feriado de Finados", explicou a professora Sandra Ferreira. Ela, o marido e os filhos estavam de malas prontas para o litoral de Aracati, onde os pais moravam e foram sepultados.

Incidente
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Quixadá, Antônio de Lima, o maior da região, o pleito correu ainda mais tranquilo neste 2° Turno. Apenas uma urna apresentou problema. A bateria foi trocada. Ele estimava computar os votos das 207 seções e outras 34 agregadas até as 20 horas. No Município foram disponibilizadas 173 urnas para 53.428 eleitores.

Nenhum incidente no Município havia foi registrado. Nas outras cidades da região o compromisso das urnas foi tranquilo e rápido, conforme informaram chefes de cartórios e juízes eleitorais. Até mesmo quem costuma ter dificuldade na hora de enfrentar algum equipamento eletrônico não levava mais de dois minutos para confirmar o voto para presidente.

Número
87 mil eleitores, em média, foram aptos a votar na 6ª zona eleitoral, da qual fazem parte os municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama, no Sertão Central

ALEX PIMENTEL 

COLABORADOR

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: