1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 20 de julho de 2011

PROFESSORES DO IFCE QUIXADÁ APROVAM 11 PROJETOS DE PESQUISAS

                                  Alunos do IFCE Quixadá desenvolvem pesquisas em laboratórios
                                                        Foto: Sonia Casciano

Professores do campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tiveram 11 projetos de iniciação científica aprovados nos editais de 2011 lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. O resultado completo está disponível no endereço eletrônico www.ifce.edu.br.

No edital nº 002/2011, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), com financiamento pelo IFCE e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram contemplados os seguintes projetos e docentes:
- DidaTICE: ferramenta de concepção e produção de conteúdos didáticos digitais para Educação à Distância via Web (professora Cristiane Borges Braga / inclui uma bolsa).
- Hidrogéis nanocompósitos superabsorventes para aplicações na agricultura (profa. Flávia de Miranda Leão Leite Costa / inclui uma bolsa).
- Estudo químico e farmacológico de plantas medicinais do sertão central do Ceará (prof. João Carlos da Costa Assunção).
- Análise qualitativa da comunidade fitoplanctônica e grau de trofia do açude do Cedro, Quixadá/CE (profa. Mayhara Martins Cordeiro Barbosa).
- Análise química de BTXs e pesticidas dissolvidos e sedimentados na vazante do açude do Cedro e ensaio de remoção por adsorção usando sílica orgânica (prof. Cícero Pessoa de Moura).
- Estudo do estado trófico dos reservatórios da bacia hidrográfica do Banabuiú, mediante a determinação de indicadores de qualidade de água (profa. Irla Vanessa Andrade de Souza Ribeiro).
- Um estudo sobre canais de comercialização para a agricultura familiar no arranjo produtivo local da ovinocaprinocultura do sertão central nos municípios de Quixadá e Quixeramobim (profa. Ana Carênina de Albuquerque Ximenes).

Já o edital nº 003/2011, relacionado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), contemplou um projeto de professor do IFCE Quixadá, que resultará na concessão de duas bolsas:
- Elaboração de interfaces gráficas computacionais como ferramenta de apoio didático em ensaios de laboratório de materiais de construção (prof. Ivo Almino Gondim).
Por último, o edital nº 04/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), financiado pelo IFCE e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contemplou três projetos, cuja listagem, incluindo os docentes responsáveis e a quantidade de bolsas concedidas; segue abaixo:
- Desenvolvimento de processos biotecnológicos para obtenção de moléculas de interesse comercial (prof. João Carlos da Costa Assunção / inclui duas bolsas).
- Preparação e caracterização de filmes com propriedades cicatrizantes a partir de biopolímeros / plantas medicinais (profa. Ana Angélica Mathias Macedo / inclui duas bolsas).
- Uso do efluente de lagoa de estabilização para o cultivo da mamona (Ricinus communis L) (profa. Irla Vanessa Andrade de Sousa Ribeiro / inclui duas bolsas).

Chamada dos classificáveis do IFCE Quixadá ocorrerá nesta quinta-feira 

O campus de Quixadá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizará a chamada dos classificáveis para os cursos técnicos nesta quinta-feira (21/07), às 9h. Ao todo, há oito vagas em aberto, para os cursos técnicos em Controle Ambiental (4), Química (3) e Edificações (1).

A chamada ocorrerá na sede do campus e a falta na hora marcada implicará perda da vaga. Os candidatos deverão estar de posse de toda a documentação necessária, que pode ser acessada no endereço eletrônico http://qselecao.ifce.edu.br, por meio do link “Editais/concursos”.

Mais informações:
IFCE Campus de Quixadá – Estrada do Açude Cedro, km 05 – Cedro Novo – Quixadá/CE
Telefone: (88) 3412.0111


0 comentários: