1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

CENTRO DE TRATAMENTO RECUPERA DEPENDENTES QUIMICOS EM QUIXERAMOBIM


O Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”, mostra resultados positivos no município de Quixeramobim.
  
Em menos de um ano, sete pessoas já foram recuperadas pelo C.T.A.D. O centro tem capacidade para dez internos, hoje existem onze pessoas que estão sendo recuperados. Segundo o presidente do C.T.A.D., Juciliano de Queiroz, a procura por vagas é muito grande mas o centro ainda não tem como atender a todos que procuram tratamento.
     Juciliano de Queiroz e sua esposa Rosana Sádria são os responsaveis pelo C.T.A.D.

 Juciliano de Queiroz é policial militar a 17 anos, foi monitor de um projeto de recuperação de dependentes na cidade de Maracanaú e observou a falta de um centro de recuperação para essas pessoas no município de Quixeramobim. Com o apoio de amigos e uma grande vontade em ajudar, enfrentou as dificuldades e há quase um ano comanda o C.T.A.D. O mesmo informou a nossa reportagem que tudo é doado por pessoas que acreditam no projeto e às vezes a dificuldade com os gastos não desanima, “temos um gasto mensal de mais de três mil reais, com aluguel, comida, atividades, água, energia e outras coisas do dia-a-dia. Recebemos algumas doações e vamos levando essa idéia a frente, infelizmente não temos como atender a todos que nos procura, isso é o que nos preocupa mais, pois vemos as pessoas em busca de tratamento e como não temos estrutura para receber a todos, ficamos tristes e preocupados”. Segundo o mesmo, sete internos já foram recuperados, todos eles hoje estão longe das drogas e voltaram a ter um convívio social digno de um cidadão, “ temos orgulho de observarmos pessoas que quando entraram aqui não tinham nenhuma perspectiva de vida, hoje estão com a cabeça erguida e com vontade de levarem uma nova vida, sem drogas, álcool, ou qualquer outra dependência química”, completou o mesmo.
                     Os internos realizam curso de computação dentro do próprio centro
No C.T.A.D. os internos recebem aulas de violão, informática, cuidam de galinheiros, hortas. Os mesmos ainda estão sempre assistindo vídeos de auto-ajuda e participam de grupos de estudo da palavra com os pastores Jose Airton e Gustavo Monteiro.  Os cursos de informática estão sendo ofertados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento do trabalho-IDT. Cinco computadores foram doados para a entidade para a realização dos cursos. Segundo a instrutora dos cursos de informática, Naisa Aguiar, o intuito é contribuir com o tratamento dos internos, “com eles tendo acesso aos computadores terão uma perspectivas de vida melhor e será mais fácil a isenção no mercado de trabalho, aqui eles estão sendo incluídos no mundo digital, muitos deles não tinham nem chegado perto de um computador e hoje estão animados realizando varias tarefas antes complicadas para eles”.
     Atividades como plantio de horta e manutençaõ do galinheiro são realizadas diariamente
O ex-interno e hoje um dos monitores, Wesley Nonato da Silva, 23 anos, comentou com a nossa reportagem que foi usuário de crack por seis anos e já estava no fundo do poço quando procurou ajuda do C.T.A.D. Ele foi um dos primeiros a ser recuperado, hoje é monitor e ajuda na recuperação de outros internos. Wesley disse que não conseguia mais viver sem droga, “eu não conseguia passar um dia sem usar drogas, já estava totalmente dependente, graças à ajuda que encontrei aqui estou completamente mudado, hoje sou outra pessoa e toda a minha familia sente orgulho de mim”, Wesley ainda comentou que usa  seu próprio depoimento para mostrar aos que chegam que é possível mudar e largar o vicio.

                        
Outro interno que está próximo de deixar o C.T.A.D. totalmente recuperado é  Francisco Cleiton, 34 anos, que em um depoimento emocionado a nossa reportagem disse que conseguiu transformar sua vida, “hoje sou uma pessoa feliz, antes não tinha nenhuma perspectiva de vida, só queria saber de bebidas, agora estou recuperado e vou deixar o C.T.A.D. com uma nova visão de vida, mas retornarei para ajudar e colaborar com as pessoas que acreditaram em mim e deram esse  voto de confiança”, segundo Cleiton, hoje ele olha pra sua filha e ver que ela sente orgulho do pai.
           Reuniões e conversas entre os internos são realizadas durante todo o dia
Como qualquer outra instituição sem fins lucrativos, o Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”, também passa por dificuldades.financeiras . Segundo o presidente, Juciliano de Queiroz, qualquer pessoa pode realizar doações, basta entrar em contato com os mesmos.

Mais Informações:
Centro de Tratamento a Dependência de Álcool e Outras Drogas, “Resgata-me de Vez”
CE-060, Rodovia do Algodão, Km 212
Email-  juciliano_@hotmail.com
(88)9264-8729

POR FERNANDO IVO

1 comentários:

Muito boa essa matéria.
É um trabalho muito bonito realizado na casa de recuperação, que Deus ajude seus idealizadores