1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BLOG O SERTÃO É NOTÍCIA GANHA NOVO COLABORADOR EM NOVA CATEGORIA "CHARGE DA SEMANA"


A partir desta sexta-feira,14, o Blog O sertão é Notícia ganha mais um colaborador em uma nova categoria, a de “Charge da Semana”.

Nathan Pereira, graduando em História pela Feclesc/UECE, é desenhista e trará nos dias de sexta-feira uma charge retratando o nosso cotidiano ou notícias do momento em nosso sertão central.

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores. (wikipedia)

2 comentários:

Parabéns! Isso mostra o crescimento e a expansão do seu site. Estamos aqui a sua disposição para um trabalho em equipe para que nossos sistemas de comunicação possam alcançar o máximo de pessoas possíveis, sempre com a lisura de uma boa, verdadeira e honesta informação.

Parabéns Fernando Ivo e Nathan Pereira,

Isso é que é inovação.
Uma amiga de Banabuiú havia se comprometido a fazer charges para o Diário Sertão Central.
Eu dava a ideia, ela transformava em desenho ... até hoje.
A mesma coisa aconteceu com a MUSA do BLOG ... só promessas.
Agora aguardando JUNIINHO QUIXADÁ para ser o comentarista semanal de esportes.
Ele está morando na Bulgária.
Tentei contato com Iarley, até agora não respondeu.
O jeito é ir postando vez por outra alguma noticiazinha sensacionalista.
Sucesso amigo !
O seu blog é excelente !