1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PARTE DA FAZENDA DE RACHEL DE QUEIROZ É ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

                                                            Foto: Ana Moraes / Google 

Em Quixadá, a 158 km de Fortaleza, a fazenda da escritora Rachel de Queiroz continua chamando a atenção pela beleza e preservação da vegetação local. Com 928 hectares de terra, 1/3 foi transformado em patrimônio particular natural pela própria escritora. A área acabou se tornando a única na caatinga onde se encontra a espécie de árvore  "Dalbérgia Cearense".

Segundo a irmã da escritora, Maria Luiza, a fazenda “Não me deixes” está exatamente como Raquel de Queiroz a deixou. Os móveis foram feitos com madeira colhida na propriedade e desenhados pela escritora. As plantações são sustentáveis, apenas para atender as necessidades das setes famílias que vivem na propriedade, os quais, segundo Maria Luiza, acabaram herdando o amor de Rachel pela preservação da vegetação.

A escritora
Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, em 17 de novembro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2003. Trabalhou como tradutora e se tornou conhecida como romancista, escritora, jornalista e dramaturga brasileira.
Autora de destaque na ficção social nordestina, ela foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, a primeira mulher ganhadora do Prêmio Camões da língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição.

0 comentários: