1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS MOVIMENTA CIDADE E INTERIOR EM QUIXERAMOBIM

                                                  Foto: Crisanto Teixeira

Em Quixeramobim milhares de pessoas foram ao cemitério Nossa Senhora do Carmo, na sede do município, o cemitério é um dos maiores e mais antigo do Sertão Central. Por volta das 7 h da manhã foi celebrada uma missa em ação de graças, horário onde foi registrado o maior movimento de pessoas. A prefeitura de Quixeramobim através da Secretaria Municipal de Infraestrutura , realizou nos dias anteriores obras de limpeza e conservação. Um grande numero de comerciantes aproveitaram o período para aumentar seu orçamento com a venda de velas a coroas, alimentos e água. Uma grande concentração de mototaxistas e taxista também serviam a população que desejava realizar um trajeto mais rápido. 
                                                       Fotos: osertaoenoticia.com
 
No interior do município vários cemitérios também ficaram movimentados durante todo o dia. Um dos mais visitados foi o do distrito de São Miguel, localizado a 36 km da sede. Durante todo o dia centenas de visitantes realizaram orações nos túmulos dos entes queridos. 

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Existem alguns símbolos que são muito utilizados no dia dos mortos para homenageá-los. Os crisântemos representam o sol e a chuva, a vida e a morte e por serem flores mais resistentes são muito usadas nos velórios. As velas significam a luz do falecido, as coisas boas que eles deixaram para seus parentes vivos.

Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

 POR FERNANDO IVO

0 comentários: