1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 5 de novembro de 2011

SENADOR POMPEU SEDIA FESTIVAL POPULAR


Clique para Ampliar
Mestre Piauí e seu reisado será um dos destaques do festival. Ele é um dos Mestres da Cultura do Estado, ao receber o título em 2005. Já está com 71 anos de idade
ALEX PIMENTEL

Para quem gosta de cultura popular, uma boa pedida hoje é o Festival Ceará Caboclo, na "capital da cultura"
Hoje é o Dia Nacional da Cultura, e será comemorado na "capital da cultura regional", como é conhecida a cidade de Senador Pompeu, por sua exaltação e valorização dos costumes tradicionais sertanejos. Para celebrar a data, hoje e amanhã será realizado nesta cidade o Festival Ceará Caboclo de Danças Folclóricas.

As apresentações serão na Fonte Luminosa, próximo à Praça da Igreja Matriz, a partir das 20h. O espetáculo surge com o propósito de fortalecer ainda mais a identidade regional e promover o intercâmbio entre os grupos folclóricos da região. Dentre os convidados destacam-se o Reisado de Boi, do Mestre Piauí, de Quixeramobim; o Boi Coração de Ocara; danças como Caninha Verde, Xaxado, da Rendeira e da Colheita, do Penerô o Xérem e Pastoril do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas.

O espetáculo "Made in cangaço" da Cia. Rastro de Dança, de Quixadá, e ainda a dança da Cia. Alados e o Maracatu Tambores da Liberdade, de Senador Pompeu, e o Bailado Pé no Chão, do Ponto de Cultura Oficarte, de Russas, integram o leque de apresentações. Juntas, vão aflorar nos passos, cantos e toques dos tambores a essência cabocla.

Mestre Piauí e seu reisado será um dos destaques do Festival. Ele é um dos Mestres da Cultura do Estado. Recebeu o título em 2005. Hoje, com 71 anos, mais de 60 dedicados a preservação da cultura herdada de pai para filho, ele é considerado por historiadores uma das referências da verdadeira identidade nordestina, dos costumes originais preservados de geração a geração. Na opinião dele, o calendário de apresentações da cultura genuinamente regional deveria se estender por todo o ano como forma de divulgar a diversidade das tradições regionais que ainda resistem ao modernismo e aos apelos tecnológicos.

Segundo o idealizador do Festival, Adriano Silva, no Ceará manifestações como o coco, o torém, os reisados, o boi, as danças de fitas, as quadrilhas juninas, o maneiro pau, o maracatu, o maculelê, batuques, as danças de matrizes africanas e indígenas, dança da mulher rendeira e da colheita, o xaxado, dança de São Gonçalo, os presépios, o pastoril e os fandangos são algumas das expressões populares formadoras da identidade cultural do nosso povo. Daí, a necessidade de revitalizá-las na memória popular. Na opinião dele, a realização de festivais é a melhor forma de promovê-las.

Acontecimentos sociais
Conforme o organizador, as danças populares se manifestam de acordo com cada região. São diversas as classificações, considerando a evolução histórica dos acontecimentos sociais que envolvem o ser humano. Ele cita as danças étnicas que revelam a identidade de uma nação, e as danças folclóricas que evocam o sentido de coletividade de um povo e são expressões ligadas à vida das comunidades, aos seus ciclos festivos e acontecimentos, que vem das tradições, da cultura de um povo. As danças folclóricas são para todos os povos, em todas as épocas da história, as expressões por meio das quais o povo nordestino resguarda a representação de suas manifestações, de suas emoções, de suas crenças, sua religiosidade e sua cultura.

Neste mês de novembro, também está programada a exposição artística "O Vaqueiro e o Couro". A mostra será apresentada no Centro Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro da cidade, marcando o início das ações de formação e iniciação ao Audiovisual, projetos de promoção da AssumPreto Produções. De acordo com o produtor, a empresa cultural foi premiada em 2010 com o Selo de Responsabilidade Cultural do Governo do Estado.

MAIS NOTÍCIAS
Festival Ceará Caboclo de Danças Folclóricas, hoje e amanhã em Senador Pompeu, Sertão Central
Telefone: (88) 9926.0629


Alex Pimentel 

Repórter
COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: