1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 18 de dezembro de 2011

ESPERANDO PAPAI NOEL...

                                             Imagem: Internet

Papai Noel existe? Há controvérsias. Eu acredito que ele existe, e você leitor não pode me julgar por isso, pois tem gente que acredita no monstro do Lago Nees, e outros tipos até chegam a acreditar em promessa de político. Então eu tenho todo o direito de acreditar na existência do Papai Noel, porque acreditando nele, acredito na vida, nas pessoas, na bondade das pessoas...

Sei que o bom velhinho nos últimos anos ta meio capitalista (mas quem está livre disso?), e infelizmente ele vem sendo usado para comportar crianças, pois sempre tem uma mãe dizendo “Se você não se aquietar menino, Papai Noel não vai lembrar de você” (atitude mais criminosa), noto também que ele já está um tanto brega com aquela barba longa, trajado de vermelho ,viajando o mundo no seu trenó puxado a renas. Já imaginou como seria legal se ele redicalizase e saísse por aí entregando os presentes num jato vestido de homem-aranha? Eu penso muita coisa sem sentido, mas lógico cada um quer um Papai Noel a seu modo, e também radicalizando assim ele perderia um pouco da magia, e o que vale no Natal é isso,  essa certa mágia que toma conta da gente, que faz a gente se sentir  dentro dos Versos de Natal de Manuel Bandeira e ficar igualzinho ao menino que todos os anos na véspera de Natal pensa ainda em pôr os seus chinelinhos atrás da porta” na espera do Papai Noel, e convenhamos o bom velhinho também tá cheio de boas intenções, seja rico ou seja pobre, ele sempre acaba se lembrando e deixando um presentinho. E não é porque não sou mais criança que vou deixar de escrever a minha cartinha para ele ou esperar pelo presente, afinal de contas acho que Deus é o Papai Noel de gente grande:

Querido Papai Noel, eu quero apenas que o senhor venha. Que desça pela chaminé (minha casa não tem chaminé, acho que pode entrar pela porta mesmo), e me traga a magia do natal. Que exista o pozinho dourado, e que ele brilhe, mas brilhe muito e me faça sonhar um pouco com tudo. Que me faça sonhar e realizar. Realizar e aproveitar. Aproveitar e viver mais um pouco num sonho onde não acordar é a regra. Que eu encontre um presente no pé da minha árvore de natal (eu não me lembro de ter montado uma árvore de natal). E que o presente não seja nada de grandioso (se for melhor ainda). Mas que me faça acreditar novamente no que não existe.

Se por um acaso você realmente vier, digo isso porque sei que anda muito ocupado nessa época do ano, e pelo fato de eu estar meio fora da faixa etária que você costuma atender corro o risco de ficar de fora, mas mesmo assim eu te peço que me traga um pacote enorme de fé, esperança, paz e muito amor. Amor pra levar a vida até eu te escrever outra cartinha e você trazer a magia novamente (o senhor conhece a teoria do eterno retorno? Bom deixa pra lá), peço também paciência o suficiente pra aguentar a vida, que ela não é fácil. Eu quero que isso tudo seja real, e o que é real, logicamente, não é falso. Eu quero que os sorrisos e os votos sejam realmente sinceros.

Tenho sido um bom menino.

E você leitor já escreveu sua cartinha? Tem se comportado direitinho? O que deseja ganhar do bom velhinho?


Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE.

 
Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ.
 
Escreve aos domingos como colaborador na categoria O SERTÃO EM PROSA .

6 comentários:

É de encher os olhos o que esse menino escreve, ele consegue transmitir emoção e alegria com o jeito mais simples de falar.Realmente não devemos tirar os sonhos de ninguém, pois deixamos de viver, quando deixamos de sonhar.valeu bruno!!!

"Já Faz Tempo Que Pedi
Mas o Meu Papai Noel Não Vem
Com Certeza Já Morreu
Ou Então Felicidade
É Brinquedo Que Não Tem"

Concordo Bruno quando diz que o Papai Noel dos adultos é o Papai do Céu (Deus). E peço pra Ele não só no natal, mas todos os dias saúde, paz enfim, muitas bençãos p mim e p todos que me rodeiam! Pra quê presente melhor que esses?
Abraçoss

ah gostei viu, mto lindo! Precisamos mesmo manter acesa a esperança em coisas boas e positivas! Parabéns pela crônica.

Mayara L

Teus textos estão cada vez melhores! Tu consegue ser crítico de uma maneira leve e divertida: "Eu acredito que ele existe, e você leitor não pode me julgar por isso, pois [...] tipos até chegam a acreditar em promessa de político."
Muito bom! Essa leveza é para poucos e tu és um destes.

Acho que o Papai Noel mandou esse texto de presente para todos nós seus amigos! Parabéns! Vc sabe que eu sou sua fã! Que "Deus, o Papai Noel de gente grande" possa nos trazer o verdadeiro sentido do Natal que é a união e a solidariedade!