1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ONG IPHANAQ REALIZA MOVIMENTAÇÃO CULTURAL DURANTE AS FESTIVIDADES DO PADROEIRO DE QUIXERAMOBIM



Dá tempo a tudo, do santo e do mundo. Vá pro parque, assista missa, passe no barracão, visite outros eventos, mas não deixe de curtir a alegria e outras artes na Casa do nosso Antônio outro, o Conselheiro. O Instituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq) convida você para Programação especial no próximo dia 9, sábado, na Casa Antônio Conselheiro (Cônego Aureliano Mota, 210, Centro de Quixeramobim). A noite será marcada pela já tradicional Festa Reimosa, que chega agora à 4a edição, sempre no sábado mais próximo ao dia de Santo Antônio. Antes da Festa tem bate papo especial, 20h, e lançamento de “Lugares possíveis”, Exposição fotográfica de estréia de Tarcísio Coelho Filho.



A Casa de Antônio Conselheiro já abriga -, lançada em 30 de junho e permanecendo até o dia do município - a exposição Decálogo do Santo Guerreiro, de Audifax Rios, formada por trabalho de 10 estandartes elaborados pelo artista dialogando com o universo Conselheiro/Canudos, que poderá ser vista durante a noite de programação: www.patrimoniovivo.com.br


¨Quando a noite clarear sobre teu rosto feliz
Saberei que a tristeza já passou
Quando a chuva bater no telhado, eu já sei
Que terei teu carinho, só meu¨
(Música Casa Tudo Azul)


A programação começa pontualmente às 20h (8 da noite), com edição especial do Papo Cultural. Ocorrendo sempre na última sexta de cada mês, o Projeto Papo Cultural, da ONG Iphanaq, recebe convidados que falam sobre trabalhos desenvolvidos ou trajetórias de vida, encerrado com conversa-debate. Com 17 edições já realizadas, com registro de voz e imagens, o Papo Cultural realiza edição especial no sábado, 20h (após lançamento do livro no Veredas, que será 18h) recebendo os antigos moradores da Casa, filhos de Seu Luiz Costa, que falarão sobre as memórias vividas na Casa, estabelecendo vínculos entre o afetivo e a condição pública que passou a ter a Casa, com o tombamento pelo Patrimônio Estadual, em 2005, e consolidação de programação mensal a partir da ONG Iphanaq. Cada convidado terá um tempo estabelecido para fala e, ao final, responderão perguntas do público presente. “É uma forma de sabermos um pouco mais do simbólico da Casa, além de ouvir deles o que pensam sobre o uso da mesma”  ressalta Bruno Paulino, Coordenador do Projeto que fará a mediação da conversa.
 Uma das fotos de Tarcisio Filho públicada no blog O Sertão é Notícia que fará parte da exposição "Lugares Possíveis".
Na sequência do Papo Cultural, às 21h30, será lançada ao público a Exposição Fotográfica “Lugares Possíveis”, o primeiro trabalho coletivo apresentado ao público pelo autor. Serão 20 trabalhos fixados na Casa de Antônio Conselheiro, com imagens diversas produzidos no universo social em Quixeramobim, divididas entre o cenário urbano e o rural. “A fotografia tem o poder de ‘retirar’ um instante do tempo, concretizá-lo, revelá-lo e fazê-lo único! São esses instantes que me movem e nutrem uma prazerosa paixão, através da qual vou me redescobrindo e propondo às pessoas a enxergar o que elas estão acostumadas a simplesmente ver, e rever”, afirma o fotógrafo, que, além de lugares urbanos, percorreu na captação para o trabalho lugares-sertão em Quixeramobim como a Serra do Meio, Salva Vidas e Boa Fé, Camarão e Belo Monte. A apresentação da obra na abertura durante a noite, na Casa, 21h30, será feita pelo arquiteto e urbanista Artur Costa. Tarcísio Coelho Filho tem 31 anos, reside em Quixeramobim e já veicula trabalhos no Blog O Sertão é Notícia, de Fernando Ivo.



Após o lançamento, a partir das 22h (10 da noite, até a animação do público), será realizada a Festa Reimosa, já em 4ª edição, no chamado Beco do Conselheiro, parte externa da Casa onde será montado a aparelhagem de som que será dirigida pelos djs. A seleção fica por conta de Luciene Lobo e Artur, Costa, casal que lança as invencionices musicais desde a 1a edição da Festa. Inspirada na linguagem da vida que ver a reima como risco e sabor (um olhar e postura sobre a vida), a Festa começou como uma confraternização dos alunos do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, gerido a partir de edital pela ONG Iphanaq. 
A idéia ampliou-se e passou a existir como aberta a quem quiser comparecer com o espírito da irreverência e alegria (ver link manifesto reimoso). Além da boa música garantida, os presentes poderão saborear pratos da culinária dita reimosa, e também por isso deliciosa, como pato, porco e outras criações que, com o suporte de serviço de bar aos presentes, tem a assinatura e suporte do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixeramobim (Sindseq).


Para cobrir despesas correntes de rotina (xerox, custos sem orçamento e ações muitas), serão vendidos no local produtos artísticos produzidos a partir de realizações da ONG Iphanaq, como postais fotográficos e camisas da série Patrimônio Vivo, de Clewton Nascimento.
        


Conferindo Programação:

8 da noite: Papo Cultural Especial: Casa Tudo Azul, com filhos de Seu Luiz Costa (In memorian): Celma, Neodêmia, Luiz e Gracinha.

9h30 da noite: Lançamento da Exposição Fotográfica, de Tarcísio Coelho Filho

10h da noite (varando a madrugada): Festa Reimosa, música e outras invenções. Repertório musical selecionado por Artur Costa e Luciene Lobo.

Serviço de Bar e quitutes reimosos durante toda a programação, realizado pelos integrantes do Sindseq

Mais informações: iphanaq@gmail.com

(88) 9926-1048


1 comentários:

Essa noite será pequena para tantas emoçôes, vamos lá pessoal prestigiar garanto que vale a pena.