1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM PROTESTO PELA INFORMAÇÃO EM QUIXERAMOBIM




Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 09, um protesto pelos movimentos sociais CUT, MST, STTRQ, SINDSEQ, IAC, IJR, IPHANAQ, IARTE, SOBAM, ADEQUI, FETANCE, Delegacias Regionais Sindicais, CETRA, CETAH, MILITANTES DO CDDH, Instituto Atalaia, Fórum dos Assentados(as), Associações Comunitárias, Pastorais da Paróquia de Santo Antonio e Coletivo de Mulheres da FETRAECE, que buscam esclarecimentos sobre informações do que está acontecendo na Agência da Caixa Econômica de Quixeramobim.  Durante a manifestação, os grupos representados também cobraram uma maior divulgação das rádios locais pelo fornecimento de informações a toda sociedade.

Confira a carta distribuída durante a manifestação.

MANIFESTO À SOCIEDADE DE QUIXERAMOBIM

As instituições que assinam este manifesto - como legítimas representantes dos cidadãos que as constituem e atendendo a um clamor social por informação, frente à verdade factual - negada pelos meios de comunicação locais - de que gestores da CEF estão envolvidos em supostos desvios de recursos públicos geridos por esta instituição, vêem de público: 1) manifestar seu repudio a este comportamento das emissoras de rádios, que agindo assim demonstram atrelamento às elites locais que insistem em manter os meios de comunicação CONCENTRADOS nas mãos de algumas poucas famílias, que fazem uma gestão totalitária do seu uso, a favor das suas ESCOLHAS E INTERESSES POLÍTICOS, definem ao seu bel prazer e conveniência as pautas de discussão, escondendo, a sete chaves, os problemas estruturais da sociedade de Quixeramobim; 2) esclarecer que mal feitos escondidos a sete chaves favorecem uma elite minoritária, que a olhos vistos vem enriquecendo à custa do mal uso dos recursos das políticas sociais de governos que se esforçam em transformar o Brasil em um país de todos e que têm em instituições como a CEF um agente fundamental do desenvolvimento social; 3) Lembrar que hoje o povo acordou e percebendo seus problemas, dar sua opinião. E, esta elite fingindo não perceber o clamor do povo, seus problemas, suas opiniões, isola-se. Esquece-se que este povo hoje vive um nítido progresso político que cada vez mais o torna um cidadão mais consciente de suas possibilidades de escolha e de transformação; 4) Esclarecer aos velhos donos da mídia - herdeiros de uma sociedade ainda oligárquica e ditatorial - que vivemos novos tempos e o povo hoje criou redes sociais como formas alternativas de mídia – e na internet aos milhões se encontram e fazem coro pela democratização social, enfraquecendo de forma evidente a velha imprensa abrindo caminho para uma democracia cultural, que tem na mídia livre uma de suas principais manifestações. 5) lembrar que emissoras de rádio são concessões públicas, submetidas ao controle social; 6) Requerer das autoridades constituídas que tomem as devidas providências pois nenhuma sociedade será efetivamente democrática, sem uma profunda democratização dos meios de comunicação, sem garantir espaços para a opinião pública com todas as vozes que buscam espaços para se pronunciarem amplamente na direção oposta da orientação dessa imprensa conservadora, retrógada e disposta a omitir a verdade dos fatos; 7) Destacar que enquanto, frente à verdade factual, a mídia local fecha-se em seu conservadorismo e silêncio ensurdecedor de outro lado a população tem pesadelos e incertezas quanto ao uso dos recursos públicos destinados a melhorar suas vidas. 

Portanto os cidadãos aqui representados em observação a Lei 12.527/11, por direito, exigem da CEF que sejam concedidas todas as informações necessárias para esclarecer os fatos, no máximo de 20 dias, conforme prevê a legislação.

CLAMAMOS POR UM TEMPO NOVO, POIS A CAIXA É DO POVO!

Quixeramobim, 08 de Agosto de 2012

Assinam este manifesto: CUT, MST, STTRQ, SINDSEQ, IAC, IJR, IPHANAQ, IARTE, SOBAM, ADEQUI, FETANCE, Delegacias Regionais Sindicais, CETRA, CETAH, MILITANTES DO CDDH, Instituto Atalaia, Fórum dos Assentados(as), Associações Comunitárias, Pastorais da Paróquia de Santo Antonio e Coletivo de Mulheres da FETRAECE.



20 comentários:

Caro editor parabéns pela cobertura fiel. Que este exemplo seja copiado pelas rádios de nosso municipio porque os velhos donos da mídia - herdeiros de uma sociedade ainda oligárquica e ditatorial - que vivemos novos tempos e o povo hoje criou redes sociais como formas alternativas de mídia – e na internet aos milhões se encontram e fazem coro pela democratização social, enfraquecendo de forma evidente a velha imprensa abrindo caminho para uma democracia cultural, que tem na mídia livre uma de suas principais manifestações.

Precisamos de meios de comunicação como o de vocês para Esclarecer aos velhos donos da mídia - herdeiros de uma sociedade ainda oligárquica e ditatorial - que vivemos novos tempos e o povo hoje criou redes sociais como formas alternativas de mídia – e na internet aos milhões se encontram e fazem coro pela democratização social, enfraquecendo de forma evidente a velha imprensa abrindo caminho para uma democracia cultural, que tem na mídia livre uma de suas principais manifestações.

Parabéns pela excelente cobertura! assim vcs estão esclarecendo aos velhos donos da mídia - herdeiros de uma sociedade ainda oligárquica e ditatorial - que vivemos novos tempos e o povo hoje criou redes sociais como formas alternativas de mídia – e na internet aos milhões se encontram e fazem coro pela democratização social, enfraquecendo de forma evidente a velha imprensa abrindo caminho para uma democracia cultural, que tem na mídia livre uma de suas principais manifestações.

Prezado editor, parabens pela publicação da matéria, essas ferramentas são fndamentais para o exercício da democratização da informação.

A sociedae de Quixeramobim não pode manter-se omissa diante dos fatos que ocorrem no nosso municipio. Parabéns para os MOVOMENTOS SOCIAIS que têm como papel principal defender a democracia e exercer a cidadania em sua plenitude. O povo nas ruas é sinal de liberdade e somente através disso é que podemos construir uma sociedade sem máscaras e cabrestos.

É isso aí gente, vamos soltar o grito que está preso em nossa garganta a muito tempo, depende de nós derrubar essa ditadura. O povo está descobrindo a força que tem.

Sem acesso a uma comunicação livre e independente do poderio de mando das elites não há democracia. Felizmente cada vez mais ganha força meios de comunicação como o de vocês que zela pela liberdade de comunicação.

Parabéns! a vida, a dignidade e a honradez do povo de Quixeramobim sai fortalecida deste movimento que com certeza sem a cobertura de seu veículo o mundo não tomaria conhecimentos. Estes retrogrados veículos que fiquem alertos já, já serão superados pelas mídias livres e acessíveis a todos.

Caro editor, acho que toda população de Quixeramobim(Ce) está c/uma pergunta engasgada na garganta, "O que realmente aconteceu, ou, acontece no Posto da CEF de Quixeramobim? Por que não passa de um posto? Quem se beneficiou? Quem se prejudicou? Por que que alguém foi transferido e fez a mudança alta hora da noite? Por que um outro funcionário perdeu a comissão ? Qual o porque de tanto sigilo? Olhe, não há crime perfeito, nem nos filmes com artistas profissionais.

o ministerio publico tém qui entervi nesse caso,não é só na caixa qui são desviados recursos,outras repartições na esfera estadul e nascional,na caixa todo mundo sabe qui os recursos qui vém para construir casas populares e etc passa pela caixa,a assim são muitos recursos qui são desviados,policia federal neles já,e as radios de quixeramobim estão perdendo espaço para as redes sociais,o emxemplo é blog o sertão é noticia,qui tudo qui se passa na região e no mundo,agente fica sabendo aqui nesse blog,não precisa estar ligando radio para ouvir um bando de locutores sopradores micrófone, qui muitas vezesnão com segue passar a noticia correta,parabéns ao blog o sertão é noticia...

Caro editor parabéns pela publicação desta matéria,precisamos de pessoas descompromissadas com os velhos costumes do nosso município,essa gente nunca teve opositores ou seja, pessoas que não costumam dizer amem para aquilo que não é interesse deles. Portanto não suportam nem querem admitir a opinião de quem quer que seja. Não somos contra a emissora CAMPO MAIOR por sinal é muito bem administrada por esse jovem Serginho Machado , que sempre se comportou de maneira parcial , é pena que não posso tecer essas mesmas palavras com a outra emissora.Com atitude desse BLOGGER só vai ficar mais simpático e ganhar mais credibilidade, mais uma vez congratulo-me com seu excelente trabalho,já pensou se não existisse esse excelente meio de comunicação que é a internet?

Caro editor do sertão e notcias, meus parabéns pela sua imparcialidade e o respeito que você tem c/seus leitores. Continue assim, a população merece respeito e tem o direito de saber o que acontece de certo p/bater palmas e de errado p/criticar e saber em quem confiar, como as coisas acontecem, de onde vem riquezas misteriosas de uma hora p/outra, é assim que se trabalha, vá em frente, você não está prejudicando à ninguém, sóajudando,esclarecendo.
A policia Federal fez a parte dela, está na hora do MP entrar em ação não só no caso da CEF, mais em muitas outras coisas misteriosas que existem aqui em nossa cidade.

Aqui não é terra sem lei não! Parabens ao movimento que teve coragem de ir as ruas e pedir explicação pelo acontecido! Não podemos ter medo! temos que ir avante as veracidades e não se tornar omissa como os meios de comunicação dessa cidade, que se alimentam do poder local...vamos dá um basta...radia é pra divulgar para todos e não para poucos!!! e canalhas são aqueles que são medrosos e que ficam na espreita.o que aconteceu realmente na caixa? teve policia federal e tudo mais? nunca ví um banco tão desorganizado aqui... parece mais uma bodega! não mim entendam mal! sem critica pessoal...tou falando no geral...

É tão interessante a Toinha Fêlix (que nem aqui mora) resolver realizar este movimento sobre a caixa e não se lembra do escandalo do BNB(Guimarães envolvido) - justo nas eleições - , e o que mais mim indigna é como ela, que se diz tão democrática, jogar tudo nas costas das emissoras de rádios, por acaso a imprensa tem a competencia de exercer os atributos da Polícia F.??? trata-se de uma auditoria interna... quanto injustiça... TODOS SABEMOS QUE ESTE MOVIMENTO É ENCABEÇADO PELO PT E TEM FINALIDADE ELEITOREIRA... besta quem ainda aderir...

Parabens Fernando!pela atuação! sendo que hoje a Internet supera os meios de comunicção tradicionais do mundo, pois aqui a noticia aparece para que todos venham compartilhar do que acontece na nossa sociedade e que em pleno século XXI se comporta em um mundo provinciano e retografo.E foi muito interessante essa macha para todos nós que somos de Quixeramobim! não para denegrir ninguem! mais para saber se as conversas paralelas e soltas na ruas tem cabimento! Eu tava em Pedra Branca e alguem mim perguntou sobre o assunto! eu fiquei sem sbaer o que responder! pq eu que moro aqui não sabia o que estava acontecendo!

Parabéns pela imparcialidade, mostrando que ainda existem meios de comunicação que prezam por isso! Acompanho este caso há algum tempo, sei o quanto têm pessoas "poderosas" envolvidas nele. Sei como funcionava o esquema em parte. Mas o que quero mesmo é que venha à tona, mas não por mim, e sim pelos meios de comunicação, espero que tomem coragem e vergonha para prezarem pela informação e imparcialidade. Este caso foi completamente abafado, como já disse, envolve "peixes" grandes. A melhor forma de se conseguir a realidade/verdade dos fatos é através da ouvidoria da Caixa. Realmente funciona! Peço aos internautas que se utilizem desse meio para pedir esclarecimentos do caso, se todos nós ligarmos ou mandarmos e-mails para a ouvidoria eles terão que publicar uma nota pública de esclarecimento, tendo em vista que o referido caso diz respeito a toda uma sociedade e interfere no cotidiano e futuro de uma cidade. Vamos à luta!

A gente deve aderir é a liberdade de expressão! Quantas coisas aqui passam por debaixo dos panos? Viva a Ciencia! que contribuiu para esse meio que divulga muito melhor que outros meios de comunicação!!!

Prezado editor, moro em Quixeramobim e nem o conheço pessoalmente, só p/internet, porém, dá p/perceber seu carater, seu respeito pela população e principalmente por seus leitores. Continue assim,dando espaço p/pessoas se expressarem , a população tem direito de saber o que acontece na cidade e que providências são tomadas. É peixe grande? coloca um galão maior, chama um pescador profissional(a Polícia Federal) e pesca este tubarão. No caso em questão os questionamentos são muitos. Nota-se a preocupação do sigilo, contudo eu acredito que a Superitendência da CEF não vai fechar os olhos p/um rombo tão grande assim. Vamos aguardar, caso ela compactue c/os infratores, está na hora da gente fazer um movimento público e quem tiver dinheiro em poupança e outras aplicações,tirar e levar p/uma outra Instituição com mais crédito junto aos investidores.
Continue c/seu trabalho, meus parabéns.

As entidades acima não quis fazer tal manifesto com relação ao desvio bilionario no BNB, não qual o O Dr. Jose Guimaraes. que tanta hipocresia é está meus amigos diretores de movimentos sociais.

Massa de manobra virtual !!! Os coitados que foram às ruas servindo de massa de manobra, eu até que entendo, porque a grande maioria são de pessoas humildes e sem discernimento das coisas e se deixam manipular fácil,más vcs que vivem na internet, achando-se entendidos ainda não viram que estão sendo usados por pessoas que,calaram-se muitas vezes contra diversos escândalos ocorridos em órgãos públicos e instituições bancárias como o BNB.Estas pssoas que foram as ruas são menos alienados que vcs,porque não tiveram oportunidade de uma escola ou de educação, então são fáceis de serem manipulados, más alguns comentaristas medíocres serem manipulados pelo intelecto é triste. Ouçam ADMIRÁVEL GADO NOVO (VIDA DE GADO) ZÉ RAMALHO.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk, tinha mais "associação de movimentos sociais" do que mesmo gente participando, alguém por favor, antes de pedirem informações da mazela da caixa digam quem são vocês, o que significa este monte de siglas e o que de bom vocês fazem para humanidade!!!