1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 12 de agosto de 2012

QUIXERAMOBIM: ESTUDANTES CRIAM PRODUTOS COM EMBALAGENS TETRA PAK

 




















Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, na cidade de Quixeramobim , estão aprendendo a desenvolver novos produtos e a partir de embalagens Tetra Pak, mais conhecidas como caixinhas de leite, descartáveis. O processo envolve mais de 300 estudantes na faixa etária dos 14 aos 18 anos. O curso é ministrado pelos designers Epitácio Mesquita e Túlio Paracampos, com parceria firmada com o Sebrae, apoiada pela fábrica de calçados Aniger. Além da capacitação especial, os jovens ganharam da Aniger duas máquinas de costura industrial.

A coleção especial será apresentada só na próxima semana, nos dias 16 a 18, na VII Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ). Serão expostos os modelos criados a partir da orientação dos especialistas em designer. Além de bolsas femininas, os estudantes estão produzindo sacolas, carteiras porta-níquel, risque e rabisque e até protetores de para-brisas. Os artefatos serão destinados ao mercado local e regional como opção de brindes de produtos reciclados.

Os alunos estão confiantes na aceitação da "linha ecológica", como definem os produtos. A preocupação é com os consumidores e em conscientizá-los da importância da coleta seletiva do lixo e do seu destino. O Sebrae vai utilizar as bolsas especiais produzidas pelos alunos para guardar os kits de orientação a serem distribuídos com os empresários participantes da FAICQ, explicou a articuladora regional Wilma de Oliveira.

Conforme a gestora da Escola Profissional, Maria Josimar do Nascimento, o grupo conquistou essa oportunidade depois do sucesso com a produção de mantas de isolamento térmico aproveitando as caixinhas de leite. Os alunos do Curso Técnico em Edificações estavam selecionando projetos para apresentação na I Feira de Ciências e Cultura da escola. Eles realizaram pesquisas na internet e encontraram algumas experiências de uso das embalagens de leite, para isolamento térmico de residências no Sul do País. Então veio a ideia: se funciona pra proteger do frio, porque não utilizar para proteger do calor?

Com o apoio do professor de Química, Guilherme Pimentel, começaram a estudar a constituição das embalagens, os impactos ambientais e ficaram surpresos com o tempo para o material geralmente jogado no lixo, se decompor, 100 anos. Conscientes da problemática resolveram recolher o material do meio ambiente, com campanhas de arrecadação em emissoras de rádios, escolas públicas e particulares, universidades, lanchonetes e restaurantes da cidade. Arrecadaram 1200 caixas, possibilitando a confecção de 60m² de manta.

Acompanhados da professora coordenadora do Curso de Edificações, Adriana Araújo, os alunos realizaram visitas em algumas residências do Bairro da Maravilha, onde constataram a elevada temperatura ambiente com a medição em termômetro apropriado. A temperatura interna chegou a atingir 38°C. Em seguida produziram a manta térmica. Foi utilizada na residência de um dos colegas, Jefferson Brendan. A experiência apresentou resultado satisfatório. Após a implantação da manta, a temperatura interna da casa foi reduzida em 9ºC. Hoje, o projeto ecológico conta, também, com a colaboração do professor Carmêndio Rodrigues e da professora Liliane Fernandes.

Mais informações:
Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Av. Humberto Sena, 250
Telefone: (88) 3441.3170 

COM INFORMAÇÕES E FOTO DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE 

 

0 comentários: