1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESCOLA PROFISSIONAL REALIZA I MOSTRA DE CULTURA AFRO BRASILEIRA


A Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, convida a população para participar do evento I Mostra de Cultura Afro Brasileira, no qual enfatiza a lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, do Ministério da Educação – MEC, que neste Projeto quer ressignificar a contribuição dos negros  na construção da história, da cultura e da memória da nação brasileira.
Na escola é possível encontrar o colorido e beleza deste Brasil e compreender que ser negro em nosso país não se limita apenas a possuir as características físicas da raça, mas representa a escolha no sentido de assumir a descendência africana.
A escola pretende, portanto, proporcionar momentos de reconhecimento da identidade e favorecer a superação de todas as formas de racismo e discriminação, fortalecendo a conquista de uma consciência negra.
Projeto Cultura Afro Brasileira
O Brasil ao longo se sua história estabeleceu um modelo de preconceito que vem se arrastando nos dias atuais, sendo que a maior parte da população é composta por negros e que os crimes de racismo acontece todos os dias, mas medida vem sendo tomada para acabar com o racismo no nosso país, e essa ação começa a partir da educação, métodos e novos conceitos vêm sendo modificado para que essa ação seja eficaz.
O Ensino de História sempre privilegiou as civilizações que viveram em torno do Mar Mediterrâneo. O Egito está entre elas, mas raramente é relacionado à África, e quando os relaciona chama de África Branca, termo que despreza os povos negros antes das invasões dos persas, gregos e romanos. Se perguntar aos alunos em que continente fica este país, certamente, não irão saber responder.
A África que é o berço da humanidade não se destaca nos livros didáticos. O segundo maior continente do planeta só aparece relacionado ao tema escravidão no período colonial, deixando a desejar a sua história.
Visando a valorização da raça negra, o governo federal criou, em 21 de março de 2003, a Seppir (Secretaria Especial de Políticos de Promoção da Igualdade Racial), a Lei n° 10.639/03-MEC, que altera a LDB e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implantação da mesma. A lei 10.639 instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa decisão regata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.

Portanto, a Escola Profissional Maria Cavalcante Costa visando adotar uma nova visão dos educandos projetando novos conhecimentos a respeito da cultura afro-brasileira, pois apesar de alguns anos de criação desta lei, ainda a uma longa estrada a ser percorrida, mas começamos a dar os primeiros passos e com isso temos o intuito de mudar a nossa sociedade e cultura e mudar o percurso da nossa história.

Levar à reflexão sobre a discriminação racial, valorizar a diversidade étnica, gerar debate, estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade, tolerância é nosso dever e compromisso com nossa sociedade.

Professores organizadores: Krysne Kelly – Professora de História e Silvia Elane – Professora de Sociologia.
O evento acontecerá no dia 28/11/2012 na própria Escola Liceu, situada na Av Jesus Maria José – Jardim dos monólitos.

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL REVISTA CENTRAL

0 comentários: