1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O JEITO DE SER FELIZ

Imagem: Internet

O cronista Rubem Braga disse que todo mundo de repente tem um sonho de simplicidade. Simplicidade essa coisinha que rima com felicidade. Eu acabo de ter, parafraseando Manuel Bandeira um “alumbramento” de simplicidade. E hoje estou assim porque de manhã vi uma borboleta amarela na cortina da janela do meu quarto. Seria uma tataraneta da borboleta do Rubem Braga?

Bom dia começa com alegria, com um sorriso bonito. Madre Teresa de Calcutá que sabia das coisas, afirmava que “toda vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda’’. Hoje eu não estou querendo muito pra ser feliz, não quero muito para ter um sorriso no rosto. Só quero um pedaço de azul, um pedaço de sol, um pedaço de maio, das flores bonitas de maio. Só quero assobiar uma melodia que contamine todo mundo de alegria como aquela “bandinha” que passa na canção do Chico Buarque.

Quero andar com um bem querer manso e amarrado nos olhos, que é pra nunca mais desaprender o jeito de ser feliz. Ser feliz é simples, ser infeliz é que da trabalho. E, tudo no fim das contas depende da intensidade que a coisa tem. Da importância que você dá. Do quanto seu coração se entrega na busca pela felicidade, mesmo que seja, a felicidade, distribuída em pequenas gotinhas, que ilumina os dias. Vou dedicar mais tempo para observar as borboletas.




 

Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE.


Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ.

 

Escreve aos domingos como colaborador na categoria O SERTÃOEM PROSA

1 comentários:

Ontem,o meu domingo parecia voltar a se completar com minhas atividades preferidas: ouvir as músicas "que os anos carregaram", ler sua crônica que estava em falta neste espaço bem nosso e esperar pelo jogo dos nossos tricolores. O título da crônica remetia a essas coisas simples que trazem momentos felizes, mas uma notícia temida chegou e o coração sofreu com o fim de uma caminhada de luta de um bravo sertanejo lá dos Inhamuns. Mas as borboletas vão continuar surgindo e o tempo não apagará ensinamentos e alegrias vividas.