1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 5 de março de 2013

AGRICULTORES OCUPAM PRAÇA EM QUIXERAMOBIM EM PROTESTO PELA FALTA DE AÇÕES CONTRA A SECA





O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), juntamente com o  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, líderes comunitários e produtores realizaram na manhã desta terça-feira, 05, uma caminhada em forma de protesto pelas principais Ruas de Quixeramobim.




Segundo os lideres do movimento, o protesto é por cobrança para ações imediatas que atendam os agricultores nesta seca. Durante a caminhada o movimento parou em frente a instituições federais como o Banco do Nordeste e Caixa Econômica, Câmara Municipal de Quixeramobim, Coelce, Secretária de Saúde de Quixeramobim e por último na Prefeitura Municipal onde foram recebidos pelo prefeito Cirilo Pimenta.  


Membros do MST de Quixeramobim, e lideres dos assentamentos foram recebidos pelo Prefeito por volta das 09h30min, onde foi apresentada uma pauta de reivindicações a serem discutidas nos próximos dias. Os lideres prometeram ficar acampados por tempo indeterminado na Praça da Prefeitura enquanto aguardam as soluções para os problemas pautados. O Prefeito Cirilo Pimenta garantiu todo o apoio aos acampados e está mediano a pauta de reivindicações Estadual e Federal.

POR REDAÇÃO
FOTOS: osertaoenoticia.com 

10 comentários:

Muitos dos que estão aí, RESPEITADOS OS REALMENTE NECESSITADOS, estão se aproveitando da situação, não gostam de TRABALHAR e amam uma SECA, para muitos, se chover, estraga tudo, pois terão que RALAR, tem MEMBROS que não são agricultores nem aqui nem na China, gostaria que o governo não desse dinheiro, que é o que realmente a maioria que para se aproveitar , mas desse TRABALHO, ai eu queria ver se esses iriam fazer reivindicações, ficaria somente quem realmente esta com necessidades. Para o desespero desses aproveitadores, vai chover. É só aguardar.

Vc não entende nada mesmo,vc não sabe o q é uma seca pq mora na cidade.Tem 500 casas onde o recurso delas estão ai na prefeitura e o prefeitinho cirilo não quer liberar e isso foi uma luta do MST,não foi recurso municipal não.

Gostaria muito q essa pessoa no qual faz esse tipo de comentário acima passasse por essa situação, pra realmente ver o q estamos enfrentado no campo, "pobre ignorante", mais q Deus escute ele e realmente mande chuva se ñ ele será o primeiro a morre de fome...atitude de anônimo ñ conta mostre a cara...
Danilo Almeida

Esse protesto não é só contra a seca não,é tambem a falta de politicas publicas e recursos q chegam para os assentamentos e a prefeitura não ta liberando como o recurso das casas do Acampamento Irmã Tereza q ainda não foi repassado pela prefeitura.antes de criticar procurem informações para falar.Em todos os lugares temos aproveitadores e aqui na nossa cidade não é diferente vejam quantas secretárias estão sendo criadas pelo prefeito e tudo e isso não é falado pelos meios de comunicação tudo para gerar empregos com salarios absurdos...

Quem mais se aproveitam da seca são os politicos.Pq os recursos vem para o combate a seca e eles ainda desviam esse recurso...

Tirar proveito da crise advinda com as secas é uma consequência da falta de decisão Política em enfrentar uma questão natural e previsível em nossa região. Mas não são os sofredores homens do campo que veêm sua família e seu rebanho sem água e outro alimento padecendo, perdendo o pouco patrimônio e às vezes tendo que migrar que tiram vantagens. Os espertos são outros; foram os donos do "Fornecimento", um comércio que explorou muito os "cassacos" das décadas 50 a 70 que deixavam seu minguado salário da "Frente de Serviço" em troca de mercadorias de baixa qualidade e preço ditado pelo comerciante. Também tinha o cimento das obras que "cimentaram" riquezas nas cidades, sem falar na engorda de currais eleitorais para futuras campanhas. Respeitemos aqueles que enfrentam um desafio que nós "urbanos" apenas ficamos a discorrer.

Caros companheiros agricultores e pequenos criadores não precisamos nos preocuparmos com a parte financeira já que o nosso município é talvez o mais rico do estado do ceará, chegam até a chamar de capital, basta ver que o senhor prefeito municipal acaba de criar empregos () sobre carregando a parte financeira do município, quem procede dessa maneira tem pano para as mangas de atender as necessidades daqueles que estão com a corda no pescoço sem mais nenhuma saída para escapar seus rebanhos e também meios para captar água para sobrevivência humana. Nosso município está em estado de calamidade desde maio do ano passado decretado que foi pelo senho governador Cid Gomes e segundo a lei 8.666 quando um município se encontra nesse estado não se faz necessário licitação. Seria aconselhável por em prática aquilo que se chama humanidade, falo isso por que nasci e me criei no interior e continuo nesse ramo por isso tenho conhecimento de sobra para opinar sobre esse assunto, conheço os dois lados da moeda.

Aurélio (do massapê Distrito de Damião Carneiro)

caro amigo deste infeliz comentario acima,talvez diga isto porq ñ str na necessidade destes sofridos povos do sertão,q hoje ñ tem valor nenhum mais é eles quando tem inverno quem plantam e enchem os armazens de alimentos e tudo fica + baratos,talvez vc seja um destes q ganham muito da prefeitura sem fazer nada + dq ir ao banco pegar o seu dinheiro q com certeza ñ é pouco.

Fiz o primeiro comentário e fui muito criticado, mas vejamos, imagine se cada cidadão desse país quando tivesse problemas, seja que de ordem for, pudesse ir ao bando e retirar dinheiro de graça, seria muito bom, mas quebraria o país. Quantos assentamentos e quantos assentados têm em Quixeramobim? O que produzem? Os assentados vivem do quê? Não se preparam para anos de seca? Esperam as beneficias do governo? Quanto dinheiro público já foi investido em assentamentos e assentados? Quanto ao anônimo que diz que os assentados enchem os armazéns e fazem os preços baixarem, posso dizer que você deve esta falando de outros agricultores de fora do nosso município, por que nossos produtos vêem em sua grande maioria de outras localidades, nossas frutas e verduras vêm do CEASA. Acreditem, o cheiro verde vem da cidade de horizonte, o gado de Goiás e por ai vai. O que esses AGRICULTORES ASSENTADOS estavam fazendo antes da seca? Será que só festejavam e esquecia-se de trabalhar? Nossa cidade tem muitos pequenos proprietários de terra que estão sofrendo e não tem a COBERTURA do governo. Não são tão MERECIDOS como vocês.

Sua critica quanto a produção de alimentos e redução de preços advindos de uma politica agrária de assentados, quanto refere: "os assentados enchem os armazéns e fazem os preços baixarem...posso dizer que você deve esta falando de outros agricultores ". Por um acaso pensa que produtos para chegar a uma CEASA, vem de um lugar que não seja irrigado, ou abençoado por uma estação chuvosa satisfatória a produção de subsistência e excedente? Estes cidadãos estão lutando por uma causa justa!T