1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 17 de março de 2013

QUIXERAMOBIM SE DESPEDE DA EX-PREFEITA ALDAMIRA FERNANDES


FOTOS: osertaoenoticia.com


Na tarde deste sábado, 16, até o sol se escondeu um pouco entre as nuvens tão escassas nos últimos dias. Era o adeus a uma mulher que além de historia, fez muitas amizades na terra de Antônio Conselheiro.

A população de Quixeramobimapós acordar com a triste notícia do falecimento de Aldamira Guedes Fernandes,foi até o Paço Municipal se despedir de uma mulher que colocou Quixeramobim no cenário político brasileiro. O corpo de Dona Aldamira, como era conhecida, chegou a Quixeramobim por volta das 15 horas onde uma multidão aguardava ao lado de sua residência, na sede da Prefeitura onde autoridades discursaram sobre a importância de Dona Aldamira para a política e o povo quixeramobinense. Por volta das 16 horas, escoltada por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e atiradores do TG 10-020, o corpo foi levado para a Igreja Matriz de Santo Antonio, onde foi realizada uma missa de corpo presente.

Após 55 anos em que o município de Quixeramobim presenciou Aldamira Guedes Fernandes, se tornar a primeira prefeita eleita pelo voto popular do Brasil, a hora agora era de se despedir da “Dama de Ferro”, como era chamada por vizinhos e partidários políticos.

O sepultamento foi realizado por volta das 18 horas no cemitério municipal de Quixeramobim onde familiares e amigos prestaram suas últimas homenagens.

Mas do que fazer historia e principalmente colocar Quixeramobim no cenário político brasileiro, Dona Aldamira Guedes Fernandes vai deixar saudades pelo seu lado simples e de bem feitoria com os Quixeramobinenses.

POR FERNANDO IVO

1 comentários:

Para falar de Dona ALDAMIRA Guedes Fernandes há 27 letras no alfabeto e uma infinidade de termos. Mas não quero me referir ao inédito feito da campanha vitoriosa desta primeira mulher prefeita no Brasil. Prefiro a letra G, de GENEROSIDADE e GRATIDÃO. Sua vida em Quixeramobim,desde 1943 (quando se tornou a abnegada esposa do médico e político Joaquim Fernandes) até os dias de hoje, foi exemplo de gestos dignos, dentre os quais destaco a acolhida em sua casa de tantos afilhados e afilhadas, solidariedade a muitas famílias empobrecidas, aos doentes que seu marido cuidava e a ética no fazer política partidária. Em silêncio, exercia amor ao próximo, especialmente aos humildes. Criou a entidade mantenedora do Hospital Infantil. GENEROSIDADE é sua marca pessoal. Mas não conheço um prédio público que leve seu honrado nome; que dívida Quixeramobim. Também não houve um grande cortejo como lhe era devido em sua chegada nessa Cidade que tanto amou, porque os que lhe guardam no coração e demonstraram sua GRATIDÃO, foi a gente idosa e suas famílias humildes que a esperaram no Paço Municipal e rezaram na Matriz da Paróquia de Santo Antônio, da qual ela era grande benfeitora. Lamentei não ter uma máquina para fotografar os "órfãos" da Grande Dama de Quixeramobim, sua lágrimas por não a encontraremos mais sentada à porta da casa mais democrática da Terra de Conselheiro. Grata por seu exemplo Dª Aldamira.