Os representantes das agências bancárias
e lotéricas de Quixadá participaram de audiência realizada no plenário da Câmara Municipal. O presidente da casa vereador
Pedro Baquit (PSD) abriu oficialmente os trabalhos cumprimentando todos
os presentes e em seguida convidou os participantes a compor a mesa.
O vereador Higo Carlos (PT) autor do
requerimento, iniciou sua fala apontando as inúmeras reclamações que vêm
recebendo no tocante ao atendimento dos bancos junto ao consumidor,
principalmente dos idosos e deficientes que mensalmente enfrentam filas
enormes para receber seus aposentos e benefícios.
Embora reconheça que é humanamente
impossível o atendimento ser dado conforme a lei, principalmente em dias
de grande movimento o vereador acha que os bancos do município deveriam
investir mais de forma a oferecer melhores acomodações e um maior
número de pessoal dando assim agilidade ao atendimento. O vereador
propôs a instalação de caixas eletrônicas nas dependências da Câmara e
sugeriu uma nova data para que os vereadores possam cobrar as mudanças
propostas pelos representantes presentes.
O secretário de mesa vereador Audênio
Moraes (PPL), iniciou falando que em 2009 foi realizada uma audiência
com essa mesma finalidade, melhorar o atendimento dos bancos. Naquela
oportunidade algum resultado foi observado como a criação de senhas
eletrônicas onde os clientes ficam sentados esperando o seu atendimento.
O parlamentar falou que o principal
problema na atualidade é a permanência da população que necessita dos
serviços nas filas, para ele é inconcebível o tempo que as pessoas
passam para ser atendidas, acha que a lei deveria ser comprida e esse é o
papel do vereador, fazer valer a lei, disse Audênio em forma de
desabafo. O vereador cobrou soluções urgentes e pediu ao gerente da
Caixa Econômica uma correspondência em Juatama, hoje o distrito sofre
muito, pois os aposentados, pensionistas e funcionários da prefeitura
têm que se deslocar até a sede para receber seus benefícios,
prejudicando o comércio daquele importante distrito quixadaense, pois as
compras e gastos ficam na sede.
Em seguida os representantes das agencias usaram a tribuna para seus esclarecimentos:
O representante do BRADESCO Sr. Henrique
Cabral, falou da importância do momento para o fortalecimento dos
bancos no município, as reivindicações passam a ser vistas com bons
olhos já que são feitas também pela população. Disse ainda que o
BRADESCO acaba de trocar seus caixas eletrônicos e que está trabalhando
formas para solucionar o problema das filas.
Já o gerente do Banco do Nordeste BNB
Sr. José Aires, informou à comissão da audiência que existe um projeto
para modernizar e reformar a estrutura física da agência, mais ainda não
tem data para o inicio das obras. Quanto ao atendimento dos
aposentados, disse o gerente que são tomadas medidas no sentido a
oferecer as melhores acomodações, em dia de grande movimento a agência
chega a abrir por volta das 07:00 hs, isso para dar maior agilidade ao
atendimento. Estuda uma forma de acomodar as pessoas, principalmente os
idosos no pátio em dias de grande movimento.
O Sr. Thiago Paulino gerente da Caixa
Econômica Federal, disse primeiramente que parcerias são indispensáveis,
na atualidade a Caixa conta com o apoio das casas lotéricas, essas
unidades fazem grande parte das pequenas transações. Em relação a
Quixadá, a agência está passando por uma ampla reforma estrutural e logo
estará com um espaço bem maior, podendo assim oferecer um melhor
serviço aos seus clientes.
O Gerente do BB. Banco do Brasil Sr.
Rogério Saboia Pimentel, fez uma referência à audiência realizada em
2009, disse que desde então a agência vêm melhorando gradativamente e
substancialmente seus serviços, hoje o BB Quixadá conta com 22
funcionários ativos fora os terceirizados, existem 07 terminais de
autoatendimento dentro do BB, 02 na rodoviária, 01 na maternidade e 01
no centro administrativo da prefeitura municipal.
Em relação ao atendimento aos idosos,
disse que a partir das 07:00 hs já está aberto para atendê-los, o
gerente apontou inúmeras qualificações que seu banco oferece entre eles o
serviço que os correios realizam e que ainda pouca gente conhece, o
chamado banco postal onde apta essas agencias a atender a população.
Audênio Moraes inda falou que as
audiências da Câmara de Quixadá são posteriormente transformadas em
termos de conduta, uma forma de dar mais autenticidade a esses momentos.
Os vereadores presentes Ivan (PT); Luis
Gonzaga (PSC) senha com horário; Duda (PSB); Kelton Dantas (PSC);
Evaristo (PPS); Rosa Buriti (PT); Cezar Augusto (PSD); Laércio Oliveira
(PPS); Capitão (PT) fizeram suas ponderações e foram amplamente
atendidos.
Serviço:
Câmara Municipal de Quixadá
TV Tiradentes, 515 -Centro
Contatos: (88) 3412-0442
MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA www.camaraquixada.ce.gov.br
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