1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CENTENARIO DE RAQUEL DE QUEIROZ É COMEMORADO NO LICEU DE QUIXERAMOBIM


O Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado tomou a iniciativa de realizar o Projeto Rachel de Queiroz e o Nordeste Brasileiro por se tratar do centenário da Escritora sobredita, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

O Liceu conta com um seleto grupo de Professores de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, os quais coordenarão as oficinas de leitura, análises, produção e editoração de textos, teatro.Os Professores da Área de Humanas darão a sua contribuição nas palestras de Contextualização e na montagem de Painéis (abertura e culminância). Os Mestres da área da Natureza coordenarão o show literomusical.

A proposta do Projeto Rachel de Queiroz e o Nordeste Brasileiro consiste em homenagear a escritora pela passagem do seu centenário através de palestras sobre a História Social do Modernismo (2ª fase), Rachel de Queiroz e seus contemporâneos, contextualizando o Nordeste na sua temática de análise e denúncia da realidade brasileira.

As atividades previstas estão distribuídas em sete oficinas: 1.Lituras e linguagens; 2. O Nordeste Brasileiro; 3. A MPB na 2ª fase - Período Modernista; 4. Pintura - Teatro -Produção de slides; 5. Roda de leitura - Prêmio Jovem Leitor; 6. Semeadores de Leitura; 7. Show literomusical.

Espera-se que os alunos adquiram conceitos amplos de leitura e linguagem, identifiquem na Literatura Brasileira escritores que tratam da temática Nordestina (migração, seca e cangaço).

Após a leitura dos romances O Quinze e Memorial de Maria Moura, os alunos farão análises comparativas com outros romances nordestinos, produzirão textos, resenhas críticas, teatro, roda de leitura para formação do grupo dos Semeadores de Leitura, que em visitas às Instituições do Clube do Idoso, Hospital Infantil e Abrigo dos Velhos farão leituras para a clientela presente nos citados locais.

Na culminância do Projeto haverá apresentação de trabalhos, debates, exposição de livros e de um painel no qual será retratada a temática nordestina (migração, seca e cangaço), um show literomusical com músicas da MPB anos 30.

Fonte: www.revistacentral.com.br

0 comentários: