Quixadá. A limpeza do Rio Sitiá, único manancial a cortar a área urbana do Município de Quixadá, está causando discussão entre moradores e ambientalistas. O serviço está sendo realizado a pedido das famílias ribeirinhas. Para elas, além de insetos e muita sujeira, os arbustos servem de esconderijo para os marginais. Os defensores da natureza concordam, mas reprovam a forma como está sendo feita a desobstrução do trecho entre o Sítio Monte Lima e a ponte metálica, no Bairro da Baviera. Aterros irregulares e dejetos de esgotos domésticos pioram a situação.
Advertência
De posse de uma notificação do defensor público Júlio César Matias Lobo, o ambientalista seguiu até o local onde a retroescavadeira estava trabalhando. O responsável pela máquina foi advertido a continuar o serviço somente após reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Joaquim Neto. De acordo com Andrade a reunião ainda não ocorreu, a limpeza seria embargada, todavia, as margens do rio não foram mais afetadas.
Discordância
Os moradores ribeirinhos, dentre eles a aposentada Maria Augusta Praxedes, discordam do ambientalista. Para ela, umarizeiras, aroeiras e toda a vegetação espalhada no curso do Sitiá tomaram o espaço do leito. Proprietários de terrenos vizinhos realizaram aterramentos irregulares e até barraram o curso das águas. "A sorte é que não costuma chover muito por aqui. Qualquer gotinha a mais é motivo para alarme. Mas quando cair água para valer esse rio vai mostrar a sua força novamente", comentou a moradora.
Fique por dentro
Rio Sitiá
O Rio Sitiá tem sua nascente no Serrote do Urubu, na cadeia montanhosa da Serra do Estevão, no distrito de Custódio, a 26km do Centro de Quixadá. É um afluente do Rio Banabuiú, onde desemboca a cerca de 80km no curso do mar. Durante o século XVIII os primeiros colonizadores atingiram uma parte do Sertão Central cearense seguindo o leito do Sitiá. Com essas expedições fundaram aglomerados que deram origem ao Distrito de Sitiá em Banabuiú, à cidade de Quixadá e ao Distrito de Custódio. Em toda sua extensão é represado por dezenas de barragens sendo a principal delas a do Açude do Cedro. Logo mais abaixo, cerca de 70% dos dejetos de esgotos de Quixadá estavam sendo despejados nele, mas aos poucos o rio está sendo revitalizado com as obras do Sanear II.
MAIS INFORMAÇÕES
Eduma
Município de Quixadá
Sertão Central
(88) 3414.4688
Alex PimentelColaborador
0 comentários:
Postar um comentário