1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 5 de julho de 2010

QUIXERAMOBIM É UM DOS MUNICÍPIOS ESCOLHIDO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA NACIONAL

A Pesquisa Nacional de Vitimização busca identificar as condições de vida, os fatores de risco e as percepções de segurança presentes na população brasileira. Seus resultados permitirão subsidiar políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de convivência e segurança pública da sociedade brasileira.
Trata-se da primeira pesquisa desta natureza realizada nacionalmente e também tem como objetivos mensurar o crime e a violência, investigar as razões da existência da subnotificação de crimes, conhecer os riscos de vitimização em diferentes grupos sociais, mensurar o medo do crime e sua relação com possibilidades concretas de vitimização, assim como entender a experiência do crime do ponto de vista das vítimas e avaliar as instituições do sistema de segurança pública.
Quixeramobim é uma das 17 cidades do estado do Ceará escolhidas para a 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização, que será realizada pelo Datafolha a pedido do Ministério da Justiça.
O levantamento, que tem parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), trará um perfil sobre as condições de vida, fatores de risco e percepções de segurança da população.
A pesquisa vai investigar as razões da existência da subnotificação de crimes, conhecer os riscos de vitimização em diferentes grupos sociais, mensurar o medo do crime e sua relação com possibilidades concretas de vitimização, assim como entender a experiência do crime do ponto de vista das vítimas e avaliar as instituições do sistema de segurança pública.
Os pesquisadores do Instituto Datafolha vão trabalhar durante sete meses em 300 cidades do Brasil. Os primeiros resultados serão divulgados a partir de fevereiro de 2011.
Além de Quixeramobim, no Ceará serão pesquisados em Fortaleza, Acaraú, Barbalha, Beberibe, Caucaia, Crateús, Granja, Icó, Ipueiras, Itaitinga, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Mombaça, Pacajúa, Quixeramobim, São Benedito e Tabuleiro do Norte.
A amostra da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização é de 70.000 (setenta mil) respondentes, todos moradores de municípios brasileiros com população superior a 15.000 (quinze mil) habitantes, selecionados através de pesquisa domiciliar por intermédio de critérios estatísticos. Foram selecionados 300 (trezentos) municípios no desenho amostral deste estudo.
A coordenação da pesquisa está a cargo da SENASP, através da Coordenação Geral de Pesquisa e Análise da Informação. Além de sua equipe técnica, foi formado um Conselho Gestor (dotado de especialistas no tema, como intelectuais com experiência em pesquisas de vitimização, gestores públicos e secretários de segurança) especialmente concebido para elaborar seu questionário em conjunto com a SENASP, assim como os parâmetros metodológicos da pesquisa.
Os resultados da Pesquisa estarão disponíveis a partir de fevereiro de 2011. Além de sua divulgação, será elaborado um edital de um concurso de pesquisas aplicadas para permitir que pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa analisem os resultados da pesquisa a partir do banco de dados.

FONTE: www.revistacentral.com.br


0 comentários: