1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GARANTIA SAFRA

Clique para Ampliar

Multidão de trabalhadores rurais lotou o ginásio poliesportivo municipal, querendo receber o boleto para o pagamento da taxa de adesão ao Garantia Safra
FOTO: ALEX PIMENTEL

Aumento de número de vagas em programa de emergência leva multidão para ginásio poliesportivo municipal
Quixadá. Mais de quatro mil trabalhadores desta cidade do Sertão Central estão recebendo o boleto da taxa de adesão ao Garantia Safra. Para ter direito ao seguro têm até o fim do mês para efetuar o pagamento, de R$ 6,40. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá, o número de vagas praticamente dobrou.

No ano passado 2.380 tiveram acesso ao subsidio do Governo para quem teve suas plantações perdidas na estiagem. Para o próximo ano, 4.365 agricultores deste Município poderão contar com o seguro especial.

Conquista
Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura de Quixadá e membro da Comissão Municipal do Garantia Safra, Paulo Pinto, seu Município conquistou um maior número de vagas no programa emergencial porque justificou a necessidade junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

"Argumentamos que a maior parte da nossa população mora na zona rural, vivem da agricultura familiar. Comprovamos por meio dos cadastros feitos pelas associações e laudos técnicos", esclareceu.

De acordo com o coordenador estadual do Garantia Safra, Arimatéia Gonçalves, ao contrário de 67 Municípios com redução no número de vagas no programa emergencial, Quixadá pode duplicar o número de beneficiados em razão da Resolução 004, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na norma fica estabelecido como critério para definição do número de vagas os dados do IBGE, alusivos à agricultura familiar, relativos a 2006. Havendo maior número de famílias no campo não há motivo para reter vagas, conforme enfatiza.

Quanto aos Municípios onde houve redução de vagas para o Garantia Safra, Gonçalves explicou ter sido adotado o mesmo critério que beneficiou Quixadá. Mesmo assim, as prefeituras ainda puderam solicitar revisão e apresentar justificativas.

Onde os critérios técnicos realmente comprovam as necessidades, as solicitações são atendidas. Somente no fechamento dos cadastros, no último dia do ano, será possível saber qual deles teve a maior redução de vagas no programa. Os dados serão fornecidos pelo MDA.

Otimismo
Apesar da preocupação com o seguro governamental, o quadro para o inverno é otimista. Por esse motivo a SDA pretende abastecer todos os armazéns da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematece) até o dia 15 de janeiro próximo.

De acordo com o coordenador estadual da Agricultura Familiar, responsável pelo programa Hora de Plantar, Itamar Marques, a distribuição de sementes vai ocorrer tão logo comece a chover em cada região, como já está acontecendo no Cariri. Ainda não chegaram aos postos de distribuição porque são selecionadas. Precisam passar por análise.

O lançamento do Hora de Plantar já ocorreu no Cariri, no início do mês.

A próxima região a ser visitada pela equipe da SDA será o Sertão dos Inhamuns. A solenidade deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 20, em Tauá. O próprio governador Cid Gomes deverá estar presente.

Mais de 143 mil agricultores receberão sementes selecionadas antes do período ideal para os plantios. Além dos especialistas da Funceme, os agricultores estão otimistas com a perspectiva de um bom inverno.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Desenvolvimento Agrário : (85) 3101.8002/ Sec. de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá: (88) 3414.4680
ALEX PIMENTELCOLABORADOR

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

0 comentários: