1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

QUIXERAMOBIM E A MEMÓRIA ESQUECIDA DE ANTÔNIO CONSELHEIRO



Cultura
Ao contrário do município de Quixadá, que vem se mobilizando na preservação de sua história e de figuras ilustres como Raquel de Queiroz, a sociedade civil quixeramobiense ainda é pouco motivada na tomada de iniciativas para preservação do Memorial de Antonio Conselheiro. Algumas instituições privadas, como a Fundação Canudos e a ONG IPHANAQ (Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim), ainda tentam sensibilizar a população.

Localizado no centro da cidade e inaugurado em 1997, o Memorial Antonio Conselheiro não desempenha sua real função de reunir artefatos, documentos ou pertences que preservem a memória do Conselheiro. Muitos documentos históricos são arquivados pelo Estado, não há um arquivo municipal disponível para o público.

O Conselho Municipal de Cultura está desarticulado e não vem desempenhando o trabalho esperado. A ONG Iphanaq com o apoio da Fundação Canudos, realizou em novembro deste ano, o Seminário Patrimônio e Desenvolvimento, visando a preservação dos bens históricos do município, ocasião em que o assunto e alguns outros pontos, como a falta de mobilização da sociedade civil como um todo e do próprio poder público, foram abordados.

O município de Quixadá inaugurará neste dia 10, no Chalé da Pedra, o Memorial Raquel de Queiroz, a iniciativa tem sido abraçada por toda a população e principalmente pela Fundação de Cultura.

Saiba Mais


Quixeramobim é um dos mais antigos municípios do Ceará. Sua história é contada nas mais diversas manifestações culturais. Na arquitetura, a Casa de Câmara e Cadeia aponta para a Confederação do Equador e o momento em que a cidade tornou-se a capital do Estado. A Ponte Metálica, importada da Bélgica, ao tempo em que marca na memória a importância das estradas de ferro para o desenvolvimento do País, traduz a tragédia em que perdeu a vida, na véspera da sua inauguração, o Comendador Garcia, a quem creditamos a passagem dos trilhos bitolados por nosso solo. O município conta ainda com suas igrejas seculares, como a Matriz de torres majestosas e recuadas, e a Capela do Cemitério, de raro estilo arquitetônico.

O Boi de Reisado do Mestre Piauí, referencial do ciclo do gado e ponto de encontro do nordeste brasileiro com a cultura portuguesa, traduz também a verve questionadora das festas populares.

Na literatura, Manuel Bandeira registrou sua estada em Quixeramobim e Oliveira Paiva romanceou o episódio trágico de Dona Guidinha do Poço (Marica Lessa - Maria Francisca de Paula Lessa), que, como a saga de Conselheiro em Canudos, também virou filme. Historiadores como Ismael Pordeus, Fernando Câmara e Marum Simão, artistas como Fausto Nilo, Antonio Rabelo, o humorista Antonio Fernandes, a Skolástica, dentre outros quixeramobinenses, se firmaram no cenário lítero-cultural do nosso Estado.


FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO 

0 comentários: