1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

QUIXERAMOBIM TERÁ PRAÇA AUTOSUSTENTÁVEL


Clique para Ampliar

A principal praça da cidade terá energia 100% limpa, wireless e câmera de segurança: tudo gerado pelo poste híbrido avião
FOTO: DIVULGAÇÃO


O projeto surgiu a partir da invenção do produtor independente de energia feita por um cientista cearense
Enquanto em todos os cantos do planeta as pessoas estão preocupadas em práticas ligadas ao meio ambiente, que sejam, ao mesmo tempo, viáveis economicamente, uma cidade do interior cearense dá um exemplo de vanguarda em soluções ecologicamente sustentáveis. Quixeramobim, que fica a 206 quilômetros de Fortaleza, vai implantar, no próximo ano, uma praça pública iluminada por energia 100% renovável, oriunda dos raios do Sol e da força dos ventos. Duas fontes energéticas de imenso potencial no Estado.

O contrato foi firmado esta semana entre a prefeitura e a Gram-Eollic, empresa responsável pela instalação da tecnologia. A reforma será na Praça Dias Ferreira, onde fica o marco central do Estado. Administrada pelo cientista cearense Fernando Alves Ximenes, a Gram-Eollic instalou um equipamento para estudar as condições climáticas do local em janeiro deste ano e confirmou que a área tem condições de receber o poste híbrido com o avião inteligente (produtor independente de energia), que transforma os ventos e raios solares em 12 kw/ hora de energia limpa. "Vamos provar que no centro geodésico do Ceará há geração de energia renovável", completa Fernando, ressaltando que a obra deverá ter início em fevereiro para ser entregue no dia 13 de junho, data do padroeiro de Quixeramobim, Santo Antônio.

Pioneirismo cearense
"A praça vai ser autossustentável. Não existe experiência dessa em nenhum lugar do mundo. Vai abastecer 30 postes, que irão iluminar com lâmpadas LED, ou seja, oito vezes mais que um poste convencional, com durabilidade 15 vezes maior que uma lâmpada comum e bateria com autonomia de 70 horas. Além disso, vai alimentar o sistema wireless de internet, que será gratuito para a população", diz o inventor, ressaltando que também vai reduzir a poluição visual, com a ausência de fios elétricos. "Além disso, o sistema é à prova de apagões, já que a praça vai ser completamente isolada do sistema de energia elétrica".

O empresário prefere não revelar o valor do empreendimento. A reportagem procurou o prefeito Edmilson Júnior para confirmar o investimento, mas ele não pode ser encontrado. Porém, o deputado estadual Cirilo Pimenta (PSDB), que também está envolvido com o projeto, garantiu que as verbas virão do governo federal, com contrapartidas do Estado e do Município. "É uma revolução para a cidade. Vamos diminuir o custo com a manutenção em mais de 50%, além da contribuir para a preservação da natureza", confirma o deputado.

ILO SANTIAGO JR. 

REPÓRTER

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE/ NEGÓCIOS

0 comentários: