1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 31 de março de 2011

BOVINOCULTURA: PROGRAMA BALDE CHEIO É LANÇADO EM QUIXERAMOBIM


Além do lançamento oficial em Fortaleza, o Projeto Balde Cheio foi lançado a nível regional em Morada Nova e Quixeramobim na manhã desta quarta-feira, 30. Em Quixeramobim, o evento teve início às 09h00min no Hotel Veredas do Sertão.

O Projeto é resultado da parceria estabelecida entre SEBRAE Ceará, Sistema FAEC/SENAR, OCB/CE, produtores do segmento leiteiro da região e Laticínios Betânia. Tem como foco as técnicas de produção e a gestão do negócio e como objetivos o aumento da produtividade, da renda e da auto-estima dos produtores envolvidos. O projeto vai beneficiar todos os envolvidos na atividade rural e familiar, que têm o leite como principal fonte de renda e que estão geograficamente inseridos numa rota de coleta do produto. O objetivo principal da iniciativa é usar a tecnologia para promover o desenvolvimento da bovinocultura leiteira do Estado.

Segundo o SEBRAE, usando metodologia inovadora, o projeto irá se estender até 2013 e prevê que as propriedades leiteiras participantes sejam usadas como "sala de aula prática", como forma de reciclar conhecimentos e demonstrar, in loco, a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do projeto.

A implantação do Balde Cheio no Ceará vem como um projeto piloto, beneficiando, inicialmente, 100 produtores do Sertão Central e Baixo Jaguaribe, sendo 50 produtores de cada região. Durante o projeto, eles participarão de seminários de sensibilização e avaliação, cursos gerenciais e tecnológicos e de consultorias na área gerencial, do Sebraetec e assistência técnica continuada.

Durante todo o processo, os produtores terão o acompanhamento de um especialista capacitado na metodologia do Balde Cheio e de técnicos agrícolas com formação em agropecuária, perfil extensionista e conhecimento em informática. A proposta é que cada agente trabalhe com 25 propriedades próximas, para facilitar o deslocamento. Até o final de 2013, a meta do Projeto Balde cheiro é chegar a 200 produtores nas duas regiões.

Saiba Mais


Concebido em 1998, por técnicos da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Estado de São Paulo, da cidade de Jales (SP), o projeto foi, inicialmente, chamado de Agricultura Familiar – Leite e chegou a ter outros três nomes antes de se consagrar pelo nome de Balde Cheio


Com informações da Agência SEBRAE de Notícias - CE.

FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO


0 comentários: