1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 5 de março de 2011

REIVINDICAÇÕES: FAMILIARES DE POLICIAIS REALIZAM PROTESTO EM QUIXERAMOBIM

Esposas de Policiais Militares de Quixeramobim realizaram na tarde desta sexta-feira, 04,um protesto pelas ruas da cidade até a sede da Unidade de Segurança Integrada para entregar uma carta aberta ao Major Santos pedindo o retorno de policiais que foram transferidos para outros municípios e a diminuição da carga horária de trabalho.
 
Quixeramobim que já teve status de Cia provisória, agora de Pelotão e poderá ser rebaixada a condição de destacamento, já que a escala que os policiais daqui terão que concorrer foi alterada de três dias com turnos de 8 h e folga no quarto dia para 72h de trabalho interrupto por 48h de folga com perca em seus vencimentos, pois a gratificação que os PM’s recebem cairá de R$ 530,00 para R$ 410,00. Outra preocupação é a transferências de policiais de Quixeramobim para outras cidades deixando o município com poucos policiais. Enquanto distritos do porte de São Miguel , Encantado e Nenelândia não possuem um destacamento policial, foram transferidos seis policiais para reforçar os distritos de Pedra Branca, além da ameaça de transferências para Senador Pompeu e outras cidades.
O município de Quixeramobim tem Segundo o IBGE 71,912 habitantes sendo o 13º do Ceará em população com o crescimento de mais de 20% nos últimos dez anos e correndo o risco que o destacamento policial fique no mesmo nível de cidades como Choró (12,853 Mil Habitantes), Milhã (13,078 Mil Habitantes), e Ibaretama (12,928 Mil Habitantes), além do que, Quixeramobim possui   a terceira maior área territorial do estado do Ceará com 3330 km² e  10 distritos para serem atendidos.  Enquanto a sede da companhia em Quixadá desfruta de um efetivo de mais de 100 homens, Quixeramobim com o mesmo porte possui pouco mais de 40.
A esposa de um policial que não quis se identificar com medo que seu marido sofra represálias contou que “o clima entre os policiais daqui é de descontentamento e insegurança, pois os mesmos tiveram sua carga horária de trabalho aumentada em mais de 100% e poderão ter a gratificação reduzida em mais de 20%, além do medo das transferências”.

O protesto contou com o apoio da população que observava a manifestação das calçadas. Alguns populares pediam informação de que se tratava o movimento e quando eram esclarecidos ficavam indignado com o tratamento que os militares estavam recebendo em Quixeramobim. Um cidadão falou a nossa reportagem que não sabia dessas transferências, “tem é que vim mais policial pra cá, pra nos dá mais segurança e não tirar daqui e mandar pra outras cidades”. O protesto contou com o apoio dos vereadores Everardo Junior e Antônio Filho que prestavam solidariedades as esposas dos policiais. Everardo disse que as medidas adotadas iriam prejudicar a todos, “com esse aumento da carga horária e essas transferências quem sai perdendo é a população do nosso município, temos que lutar para aumentar o nosso efetivo e mandarmos policiais para os nosso distritos que estão sendo atacados diariamente por ladrões ”. O vereador Antônio Filho comentou que além dessas medidas temos que manter a viatura que dá apoio a nossa cidade nas ruas e não enviá-la para outros municípios como está acontecendo. Os dois vereadores se comprometeram em levar para a Câmara Municipal essa discussão e chamar a atenção do comando da Polícia Militar para a situação atual.


0 comentários: