1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 16 de abril de 2011

BANABUIÚ ADOTA TECNOLOGIA CONTRA ONDA DE VIOLÊNCIA


FOTOS: Alex Pimentel
Imagens das ruas e de prédios públicos, como o Hospital Municipal, são monitoradas por técnicos 24 horas por dia. Meta é reduzir violência e garantir qualidade dos serviços
FOTOS: ALEX PIMENTEL
Câmeras nas ruas da cidade são instaladas como estratégia para conter os crescentes casos de violência
Após três assaltos ao único banco da cidade e uma onda de crimes violentos no ano passado, este Município, com pouco mais de 17 mil habitantes, passa a contar com sistema de vigilância por meio de câmeras. A cidade é a primeira da região Centro do Ceará a instalar olhos eletrônicos nas suas ruas e praças. A novidade está trazendo de volta a tranquilidade para o modesto comércio e moradores de sua sede, cerca de 40% de sua população total. Mais de uma dezena de câmeras já foram instaladas em pontos estratégicos. Acompanham o movimento 24 horas por dia. Alguns crimes já estão sendo solucionados graças ao auxílio eletrônico.

A iniciativa partiu do próprio prefeito, Veridiano Sales. Inconformado com a elevação dos índices de violência na sua cidade, pediu auxílio ao Governo do Estado. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) implantou a Delegacia de Polícia Civil. O prédio deve ser inaugurado em breve. A cidade já conta com um destacamento da Polícia Militar e também com o Pró-Cidadania. Todavia o efetivo disponível ainda não é suficiente para reforçar a segurança do Município. "Nossa população estava assustada. Precisávamos fazer algo. O Estado começou a fazer a sua parte. Resolvemos fazer a nossa, apostando na tecnologia", explicou o prefeito.

De acordo com ele, foram investidos R$ 30 mil no circuito externo de vigilância. Os recursos são provenientes dos cofres do Município. O retorno para a população está ocorrendo na forma de tranquilidade. A mudança está sendo notada inclusive dentro do Hospital Municipal, onde também foram instaladas algumas câmeras. No interior da unidade de assistência à saúde, além das imagens, há monitoramento do áudio. De seu gabinete, por meio de um monitor especial, Sales está acompanhando o atendimento. Havia muita reclamação de quem procurava o hospital. Agora, além dos bandidos, os servidores podem ser monitorados.

Segundo o técnico responsável pela instalação do sistema de vigilância, Francisco de Queiroz Pereira, mais conhecido por "Zote", além das câmeras poderem vigiar toda a cidade as imagens são gravadas em um banco de dados por mais de 20 dias.

O armazenamento é feito automaticamente. Dessa forma, além da Polícia Militar e a população não serem mais surpreendidas pelos criminosos, a Polícia Civil poderá utilizar os vídeos nas investigações. Um deles auxiliou agentes do Pró-Cidadania a identificarem os autores de um furto praticado na madrugada da semana passada. A força de segurança municipal é responsável pelo monitoramento das câmeras.

Dentro de casa
Dentre as muitas vantagens da vigilância eletrônica, Zote aponta mais uma: a própria população pode vigiar a cidade, de dentro de casa. A tecnologia utilizada no sistema informatizado implantado pela Prefeitura permite quem possuir um computador ou notebook assistir o movimento pelas câmeras. É possível inclusive escolher qual delas o morador pretende utilizar. Dessa foram, não é necessário abrir a porta para ver o que está acontecendo do lado de fora. Qualquer sinal suspeito basta alertar a Polícia. Mas o morador somente terá acesso às câmeras de segurança após cadastramento na Prefeitura e autorização da Polícia.

O estudante Josué Bastos Pereira mora defronte a Praça 25 de Janeiro, a mais movimentada de Banabuiú. Ele acompanha o movimento pelo seu notebook. Ele ficou impressionado com a qualidade das imagens e a versatilidade das câmeras. Comparou o início das transmissões ao "Big Brother", reality show exibido recentemente por uma emissora de televisão. Logo a novidade ganhou as ruas da cidade, inibindo possíveis atos ilegais. Até alguns paredões e menores empinando motocicletas não foram mais vistos pelas ruas da cidade.

Mal o sistema de vigilância começou a funcionar, alguns adolescentes já se queixam de excesso de monitoramento. Todavia, o agente do Pró-Cidadania Lúcio Monte, um dos responsáveis pela central, assegura não haver vazamento das imagens. São guardadas em um local secreto.

Quem tem mais idade está feliz com a iniciativa, ao contrário da população de jovens. A dona de casa Maria do Carmo Lopes, 73 anos, é uma delas. Notou a diferença logo após a instalação de uma das câmaras, próximo à sua casa. A comerciante Consuelo Queiroz, dona de uma loja de roupas e calçados, ficou impressionada. Mais ainda ao saber que poderá vigiar de sua casa a porta do seu estabelecimento. Ela pretende instalar câmeras dentro de sua loja. Quer acompanhar o trabalho dos funcionários e evitar visitas desagradáveis na madrugada. Ela mora em Quixadá.

Fique por dentro Fontes de renda na região
De acordo com registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município de Banabuiú conta com 82 empresas registradas no CNPJ.

Sua principal fonte de renda é o comércio e os empregos ofertados por duas indústrias: a Ligas do Brasil S/A (Libra), fábrica de ferro silício, e a Companhia

Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que tem por finalidade principal levar, através de linhas de transmissão, energia até a Capital cearense, além dos empregos ofertados na Prefeitura. A pesca, a agricultura de subsistência e comercialização de algodão, milho e feijão reforçam a economia local. Recentemente foi inaugurado o primeiro trecho da Rodovia Padre Cícero, ligando este Município a Solonópole, abrindo um corredor de acesso ao sul do Estado. Isto pode favorecer maior inclusão social e menor índice de violência, com a oferta de mais oportunidade de emprego.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Banabuiú

Região do Sertão Central

Telefones: (88) 3426.1196

3426.1147/3426.0196

ALEX PIMENTELColaborador
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

0 comentários: