1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 26 de junho de 2011

ESCOLA HUMBERTO BEZERRA SEM FÉRIAS PARA A LEITURA

                                                            Imagem: Internet
No período em que se aproximam as férias escolares, a EEFM Humberto Bezerra, em Quixeramobim, lança a 2ª edição do Projeto “ Sem férias para a leitura” , aprimorando a 1ª edição, ocorrida em Julho de 2010 e que agora ganha cara nova com a realização de uma campanha multidisciplinar de incentivo à leitura que iniciou na I Jornada Pedagógica/2011 comprometendo todos os segmentos escolares com esta causa.O Projeto tem como maior parceira, a família. 

No período de 01 a 10 de junho, 388 pais e mães participaram de Encontros por turma em cada sala de aula, junto a seus filhos/ alunos, sendo orientados sobre a importância da leitura e estimulados a criarem em casa um ambiente leitor, bem como a tornarem-se sócios da biblioteca escolar transformando-se em leitores ativos, compartilhando os livros em família. 

Para os pais que não sabem ler, além do encaminhamento para Projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos, a dica foi pedir que seus filhos contem os livros lidos, desenvolvendo além da oralidade o fortalecimento dos laços familiares. Professores, funcionários, alunos, gestores e pais, têm portanto, visita agendada na Biblioteca escolar no período de 14 a 28/06 com calendário de atendimento planejado para cada segmento a fim de selecionarem livros para serem lidos nas férias.A escola vem mobilizando os professores de diferentes áreas para assumirem o seu papel na formação de leitores, antes atribuída apenas a professores de língua portuguesa. Nesse sentido, no processo de Planejamento coletivo, cada professor, independente de sua área, ficou responsável pelo acompanhamento do projeto em uma turma, apresentando os objetivos e o passo a passo do “Sem Férias para a Leitura” que culminará em agosto, na praça em frente à escola, com oficinas de leitura, contação de histórias, desfile de personagens e apresentação criativa dos livros lidos.

De acordo com Relatório do Centro de Multimeios, somente na primeira semana de junho, 448 livros foram emprestados para leitura. Há uma grande expectativa e segundo a coordenadora pedagógica Goreth Pimentel, que idealizou o projeto, a meta é que cada aluno passe a ler sistematicamente um livro por semana ou por quinzena, dependendo do seu perfil de leitor e que cada participante torne-se portanto, um leitor ativo, formando uma corrente de leitura que nasce na escola e ultrapassa os seus muros, passando a fazer parte da vida.

0 comentários: