1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 23 de julho de 2011

MULTAS NÃO SÃO COBRADAS EM QUIXADÁ


Clique para Ampliar
Agentes do DMT de Quixadá se esforçam na fiscalização, com o apoio da PM, mas as infrações não estão sendo cobradas, provocando um clima de impunidade na cidade
FOTO: ALEX PIMENTEL

As multas aplicadas pelo Departamento de Trânsito não estão chegando às residências dos infratores
Nove meses após o escândalo da "cota de multas", o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Quixadá está envolvido em mais um caso polêmico. Mais uma vez, as denúncias contra o órgão municipal são relativas aos autos de infração. Agora, por ironia, justamente em situação oposta à aplicação exagerada de multas. Dessa vez, as multas aplicadas por eles não estão chegando às residências dos infratores, ou seja, não estão sendo cobradas.

O coordenador do DMT, Francisco Clerton Almeida, conhecido por Tim, confirma as denúncias dos agentes. As notificações das infrações não estão sendo emitidas dentro do prazo hábil. Não chegam aos domicílios dos infratores dentro dos 30 dias estabelecidos por lei. A falha possibilita a aplicação de recurso. As multas podem ser canceladas. O Ministério Público está solicitando esclarecimentos. O boato está se espalhando pela cidade. "Os números de transgressões e de acidentes no trânsito na cidade estão aumentado", acrescenta.

Conforme Tim, o problema surgiu após a exoneração do então superintendente Almeida Viana. O convênio mantido com a empresa responsável pela emissão das multas foi cancelado. Outra empresa foi contratada na promessa da implantação da fiscalização eletrônica nas principais avenidas de Quixadá. Após três meses sem definição da contratação dos serviços, também desistiu. Pelos cálculos do coordenador são necessários pouco mais de R$ 20 mil para implantar os fotossensores - com carência de três meses - e com eles assegurar o serviço de expedição das multas.

Pelos cálculos do coordenador, cerca de 350 multas estão deixando de ser aplicadas mensalmente no Município. O valor médio de cada uma delas é de R$ 100,00. A arrecadação seria suficiente para implantar a estrutura de fiscalização planejada e prevista para implantação no início do ano. Ele se refere a 15 pontos eletrônicos em regime de comodato. O saldo poderá ser investido na sinalização da cidade. Mas cabe ao prefeito Rômulo Carneiro definir a situação do DMT implantado no início de 2003. Atualmente, o secretário de Planejamento e Finanças, José de Queiroz, assume o cargo, interinamente.

Com receio de represálias, os agentes pediram para não ser identificados, mas, na opinião de quem falou em nome do grupo, a omissão do Município está desmoralizando ainda mais a categoria. Nas blitze, eles precisam trabalhar escoltados pela Polícia. Sem a imediata regularização do serviço de emissão e entrega das multas, o quadro no trânsito deve se agravar. Mais acidentes vão ocorrer e mais vítimas vão morrer. Do início do ano para cá, mais de 200 acidentes já foram registrados. Quatro pessoas morreram. O DMT de Quixadá conta com 21 agentes.

Preocupação
A preocupação com o trânsito de Quixadá não é privilégio da equipe do DMT. Muitas pessoas, principalmente, pais e mães, demonstram apreensão ao saírem nas ruas da cidade. A comerciária Ana Lúcia Medeiros mantém os dois filhos menores praticamente presos dentro de casa. Estão de férias. Gostam de brincar na rua, mas ela prefere não arriscar. "Muitos motoristas e, principalmente, motociclistas fazem a festa nas ruas, principalmente à noite e fins de semana. Só desaparecem quando o Detran aparece por aqui. Se não resolverem, vai piorar".

O prefeito Rômulo Carneiro foi procurado pela reportagem. O contato foi mantido com a chefe de gabinete, Sandra Venâncio. Mas, até o enceramento desta edição, não havia se pronunciado.

MAIS INFORMAÇÕES

Departamento Municipal de Trânsito (DMT)
Rua Rodrigues Júnior, 675 - Irajá
Telefone: (88) 3412.2728

Alex PimentelColaborador

0 comentários: