1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 16 de julho de 2011

PATRIMÔNIO HISTORICO: CÂMARA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM PASSA POR REFORMA


Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Casa de Câmara e Cadeia de Quixeramobim, sede do Legislativo municipal, é uma construção histórica brasileira. Seu estilo arquitetônico segue os moldes tradicionais das câmaras e cadeias do Brasil colonial.

Devido a ação do tempo e o recesso dos vereadores, o prédio passa por reforma em sua estrutura. A casa ganhará novos retoques e novas pinturas. As obras começaram esta semana e se estenderão até o final do mês de julho.

Saiba Mais

Construída na primeira metade do século XIX, situa-se na Praça da Matriz. É um edifício de dois pavimentos, de construção bastante sólida de pedra e cal, com pavimento superior de tijolos.

Segue o mesmo projeto arquitetônico das Casas de Câmaras e Cadeia de outras cidades brasileiras, tendo volume de predominância cúbica e telhado baixo, de quatro águas, em cuja composição fundem-se de gosto popular com indícios, embora tardios, de influencia oriental, característica da arquitetura luso-brasileira antiga.

A Casa de Câmara e Cadeia de Quixeramobim destaca-se dentre outras no Ceará, pela existência de uma escada externa de dois lances. 


FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO

0 comentários: