1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUIXERAMOBIM: COM PECUÁRIA FORTALECIDA, MUNICÍPIO FABRICA O MAIOR QUEIJO DO MUNDO


O prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, comemora o fortalecimento da pecuária no município que é hoje a maior bacia leiteira do Estado. Há cinco anos Quixeramobim produzia diariamente 50 mil litros de leite e atualmente produz 130 mil litros, um aumento de 160%.

O salto na produção, segundo o gestor, deve-se a implementação de políticas públicas voltadas para o setor. Ações como o programa de melhoramento genético implantado pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim e a realização de eventos que incentivam a pecuária leiteira, como a FERBOI – Feira Agropecuária do Sertão Central, e o FEST LEITE - Festival do leite de Quixeramobim, são fundamentais para o fortalecimento da atividade, além de investimentos do setor privado.

Uma demonstração da liderança do município na pecuária leiteira é a fabricação do maior queijo tipo coalho do mundo, que acontecerá no V FestLeite, dentro das comemorações do aniversário do município, no período de 11 a 13 de agosto, das 18 às 23:30h, na Praça da Matriz de Santo Antonio. 

Em 2007, o primeiro queijo apresentado no FestLeite alcançou a marca de 320 Kg, superando o feito da cidade de Cárceres, no Mato Grosso, que pesou 230 Kg. No ano seguinte, 2008, os produtores bateram o recorde mundial de 718 Kg, pertencente até então aos holandeses. Em 2009, o queijo quixeramobiense atingiu 760,5 Kg. Em 2010, o município bateu o seu próprio recorde e produziu, com 10 mil litros de leite, um queijo de coalho com 910,5 quilos. A expectativa é que neste ano o recorde seja novamente quebrado.

No mesmo período de realização do FestLeite será realizada a VI Feira de Agronegócios, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ). A realização é do Escritório Regional do SEBRAE-CE no Sertão Central e conta com o apoio do Sistema Maior de Comunicação, Prefeitura Municipal de Quixeramobim e Governo Federal, dentre outros.

0 comentários: