1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 30 de julho de 2011

QUIXERAMOBIM: RECUPERAÇÃO DE ESTRADA BENEFICIA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO

                                                       Foto: Blog amigos de São Miguel
 
O governo do estado através do programa de recuperação de estradas, coordenado pelo DER – Departamento de Estadual de Rodovias iniciou nessa semana os trabalhos de manutenção, com a intensificação da operação tapa buracos, na estada de aproximadamente 5 km de extensão, que liga a CE-060 Estrada do Algodão a Vila de São Miguel, Distrito de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará. Os trabalhos foram solicitados pelo presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimenta, no sentido de atender a reivindicação da atividade produtiva, com o escoamento da produção agrícola familiar, como o leite e seus derivados, legumes, frutas, verduras e hortaliças produzidas no projeto “pingo d’água”, assistidos por técnicos da Ematerce.

A recuperação da estrada também atenderá aos estudantes que utilizam o transporte escolar, que voltam a circular na próxima semana com o retorno as aulas após as férias; aposentados e pensionistas que vão até a cidade para o recebimento de pagamento e a realização de compras para abastecer a dispensa. “Dentro de um mês terá inicio a maior festa religiosa da região, padroeiro São Miguel, além da vaquejada, esporte que reúne vaqueiros de várias partes do Ceará; as duas festas, a religiosas e da cultura local reunirão milhares de participantes que utilizarão a estrada, ora recuperada”, destaca José Maria Pimenta.   

                                                           Foto: Crisanto Teixeira
 
O distrito de São Miguel é um dos mais populosos e reúne cerca de dez mil habitantes, incluindo zonas urbana e rural. O agricultor Antônio Valquimar de Oliveira, 51 anos, será um dos beneficiados pela recuperação da estrada. Explorando a agricultura em regime familiar, trabalha numa área de dois hectares, aproveitando a água de um cacimbão, com produção diversificada e se utilizando da tecnologia do “pingo d’água”. Conta o agricultor, que está colhendo safra diversificada: de pimentão, da variedade “tibério”, o tomate “faccini” e o mamão “formosa”. “Toda minha produção é comercializada aqui mesmo no Quixeramobim, parte vai para a merenda escolar e a outra para a feira da agricultura familiar as quartas-feiras; estou satisfeito, pois é com essa renda vou criando a família” comemora Valquimar.   

FONTE: Crisanto Teixeira – Jornalista Escritório Ematerce Quixeramobim-Ce.

0 comentários: