1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

QUIXADÁ: MATADOURO PÚBLICO É LIBERADO PARA ABATES


Após quase três meses de paralisação, o matadouro público de Quixadá volta às a atividade a liberação para o retorno dos abates foi dada no final da tarde de ontem, 4, através de ofício, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os representantes do Ministério Público (MP) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) já haviam se manifestado a favor.  O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) não criou mais nenhuma objeção. Restava apenas o aval do órgão ambiental estadual.

A decisão foi motivo de festa para dezenas de magarefes e marchantes da cidade. O prefeito Rômulo Carneiro, alguns secretários e até o presidente da Câmara de Vereadores, Kleber Júnior, participaram da solenidade de reinauguração do abatedouro. Eles comemoram a desinterdição com queima de fogos e até um churrasco na porta da unidade de abate. Exceto a vaquinha que virou churrasco, estavam todos felizes. Afinal de contas foram mais de 70 dias de vai-e-vem a Quixeramobim e Morada Nova, onde funcionam os locais de abate mais próximos.

Agora, aguardam com expectativa a possibilidade do matadouro de Quixeramobim ser interditado. Caso a solicitação do promotor de Justiça do Município vizinho, Hugo Frota Porto Neto, seja acatada pela Justiça, a equipe do Departamento Municipal de Administração Bens e Serviços Públicos (Demasp) receberá os animais para abate de braços abertos, assegurou o presidente da Demasp, Helano Ferreira Bezerra num tom de desabafo. Ele, alguns comerciantes de carne e funcionários do matadouro local estavam muito emocionados.

Apesar da pressão, não demonstraram nenhuma mágoa dos membros da comissão de fiscalização. Entenderam a importância da reestruturação como forma de assegurar à população o fornecimento de alimentos sadios. Agora, pretendem se unir ainda mais e auxiliar prefeitura de Quixadá na agilidade da construção do novo matadouro. Caso os procedimentos administrativos e a licitação sejam realizados dentro dos próximos 90 dias o Município poderá ter seu matadouro modelo até o fim do primeiro semestre de 2012. Os recursos financeiros, da ordem de R$ 1,2 milhões, já estão assegurados, reafirmou o prefeito.

0 comentários: