1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 20 de agosto de 2011

QUIXERAMOBIM: MEC E ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA OFERECE CURSOS A DISTÂNCIA

A Coordenadoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), em parceria com o Ministério da Educação, está montando dois cursos técnicos na modalidade a distância:  Técnico em Saúde Bucal e  Técnico de Enfermagem. Nesse sentido, com o objetivo de capacitar os profissionais envolvidos na elaboração do material didático dos referidos cursos, acontecerá uma Oficina Pedagógica, nesta sexta-feira (19), na sede da ESP, a ser ministrada pela equipe do Centro de Educação para  as Profissões de Saúde da escola. 

O público alvo são os professores conteudistas/formadores e a equipe de coordenação do e-Tec Brasil da ESP.

A ESP integrou-se a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa da política de expansão da educação profissionalizante, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação do Ministério da Educação. O objetivo do e-Tec Brasil é possibilitar o acesso dos cursos técnicos às regiões distantes das instituições de ensino técnico, incentivando jovens a concluírem o ensino médio com formação profissional que os capacite a ingressar no mercado de trabalho. É, portanto, um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico de nível médio público e gratuito na modalidade de educação à distância.

No contexto do e-Tec Brasil, a ESP oferecerá os cursos técnicos em Saúde Bucal e de Enfermagem, na modalidade a distância, com carga horária de 1.800 horas. Serão abertas 300 vagas, das quais 100 em Saúde Bucal ofertadas para os municípios Mauriti, Quixeramobim, Tauá e Caucaia e 200 para o Técnico em Enfermagem, distribuídas nas cidades de Acopiara, Aracati, Baturité, Crateús, Horizonte, Mauriti, Quixeramobim e Tauá.
Lançado em 2007 pelo Ministério da Educação, o sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Os cursos serão ministrados por instituições públicas.

A proposta da Educação Profissional Técnica é criar cursos que garantam perspectivas de trabalho para jovens e facilitem  seu acesso ao mercado de trabalho. Que atendam, também, os profissionais que já estão inseridos nele, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades.

0 comentários: