1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

“PROJETO SOCIAL VALORIZAR” REALIZA HOMENAGENS A FILHOS ILUSTRES DE QUIXERAMOBIM


Nesta última sexta-feira, 30, a cidade de Quixeramobim viveu um momento histórico com a presença de filhos ilustres em um único evento.

O evento, PROJETO SOCIAL VALORIZAR, foi realizado por estudantes do 6º Semestre do Curso de Hotelaria da UAB/IFCE e teve como objetivo reconhecer e divulgar os ícones culturais do município de Quixeramobim. Mais de 300 pessoas entre alunos e convidados como a vereadora Liduina Leite, a ex-secretária de Cultura de Quixeramobim, Terezinha Oliveira e o pesquisador do grupo PRAETRECE, Bruno Paulino, estiveram presentes.

O público-alvo do projeto foi os alunos da EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA onde os mesmos participaram de palestras com participação de filhos ilustres de Quixeramobim como o escritor Paulo Angelim, a Srª Aldamira Guedes Fernandes,primeira prefeita de Quixeramobim, professor e escritor Marum Simão, o Sr. João Raimundo, operário que participou da obra da construção da Barragem sob o rio Quixeramobim em 1958,o cantor, compositor e arquiteto Fausto Nilo, o humorista Antônio Fernandes, além de apresentações folclóricas e culturais com o cantador de viola Damião Monteiro e o mestre da Cultura Popular Piauí. 



Um dos momentos mais aguardados foi a presença de Fausto Nilo. O arquiteto e compositor falou de sua vida na cidade de Quixeramobim e por varias vezes respondeu a perguntas de alunos que queriam saber sobre suas composições musicais. Fausto Nilo falou sobre a importância da valorização do patrimônio histórico de Quixeramobim e tentou alertar os jovens para participarem de movimentos de preservação deste patrimônio.



O último a subir ao palco e receber as homenagens da sua terra foi o humorista Antônio Fernandes. Durante mais de uma hora o mesmo contou sua trajetória de vida de maneira humorada arrancando gargalhadas do público presente. Antônio Fernandes chegou a alguns momentos mostrar um pouco de seu espetáculo de humor que realiza com a personagem Skolástica, o mesmo agradeceu as homenagens e pediu para continuar a ter estes momentos, “Estas homenagens que eu, Fausto Nilo,Paulo Angelim estamos recebendo deve continuar durante outros anos pois o nosso Quixeramobim tem vários artistas e personalidades ao qual devemos homenagear”, completou o humorista.

Segundo os organizadores do evento esta foi uma oportunidade de socializar temas diversos, prestar homenagens a quem tanto contribui para o desenvolvimento da cultura e vem se destacando a nível estadual e nacional.

POR FERNANDO IVO

0 comentários: