1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEMINÁRIO TERRITORIAL DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DA APICULTURA EM SENADOR POMPEU


Foi realizado nesta quarta-feira, 08, no Auditório do Centro Paroquial do município de Senador Pompeu, no sertão central cearense, o Seminário Territorial que discutiu a organização da Apicultura. Cerca de 140 pessoas, representando grupos de apicultores, agentes de assessorias técnicas, órgãos públicos e ONGs de 10 municípios integrantes do Território Sertão Central (Banabuiú, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Quixadá e Quixeramobim), além de apicultores de Novo Oriente, Itatira e Boa Viagem, reuniram-se com objetivo de discutir temas ligados a organização, produção e comercialização dos produtores de mel desses municípios.

A proposta principal do evento foi a sensibilização para a união de forças entre apicultores e organizações apoiadoras, para enfrentar os desafios que circundam a atividade e trabalhar o potencial que a apicultura apresenta como fonte de renda para os agricultores do semiárido cearense.

Os dados apresentados no seminário demonstraram que em 2010 o Estado do Ceará exportou 2.270 toneladas de mel, correspondendo 6,8 milhões de dólares dessa produção, e em 2011, até o mês de setembro, os números elevam-se para 2.997 toneladas (9,5 milhões de dólares). Esse resultado é reflexo do investimento que os apicultores vêm fazendo nos mais diversos municípios do Ceará.

A comercialização foi um dos pontos mais discutidos entre os participantes. Atualmente, a maioria dos grupos desenvolvem a comercialização de forma individualizada, para intermediários, os chamados atravessadores. Nessa relação econômica os produtores ficam com a menor parte do lucro. Visando superar esse problema, José Aparecido dos Santos, Superintendente do Sistema OCBSESCOOP, apresentou para a plenária a importância da organização do cooperativismo como alternativa viável de enfrentamento a essa questão.

Colaborando com o fortalecimento dessa atividade econômica no Território Sertão, o consultor técnico Tony Junior (IRT/MDA), apresentou o plano de trabalho contendo diagnóstico e ações a serem desenvolvidas junto aos municípios para potencializar a produção de mel.

Como última atividade do encontro, houve a escolha de três pessoas de cada município participante, além dos representantes das instituições que estavam presentes, para compor o grupo que passará por uma capacitação em cooperativismo e ficará responsável em conduzir o processo de fortalecimento das cooperativas do território, tendo como principal objetivo a inclusão de apicultores no processo de comercialização do mel.

Informações:
Paulo Ferreira
Assessor Territorial
Território Sertão Central/Ceará
Telefone: (88) 9968-4780 / 9280-3835
Cooperação: Rosângelo (CNPq/UFC)

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO

0 comentários: