1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VÍRUS H1N1: ORGÃOS DE SAÚDE DE QUIXERAMOBIM REALIZAM CAMPANHA DE PREVENÇÃO

 O supervisor de vigilância a saúde, Eugênio  Gomes, confirmou  um caso suspeito em Quixeramobim
Foto: osertaoenoticia
Uma criança que esteve no município de Pedra Branca é o único caso suspeito no município. 

A partir do momento em que foram confirmados 11 casos do vírus H1N1 no município de Pedra Branca, a população de Quixeramobim começou a se preocupar devido às duas cidades estarem a pouco mais de 80 km distancia.A Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim emitiram nesta terça-feira, 29, uma nota técnica de promoção e prevenção dos casos de influenza H1N1.


Segundo Eugênio Gomes de Almeida, supervisor de vigilância a saúde de Quixeramobim, até o momento apenas um caso suspeito está sendo acompanhado por uma junta medica. “O caso se trata de uma criança que esteve na área de risco, até o momento esta criança esta apenas com um dos sintomas da gripe, que é a febre. Estamos acompanhando para ver se é apenas uma gripe comum ou não”.  Eugênio Gomes ainda relatou a nossa reportagem que o momento é de prevenção e que a população está sendo informada de como se prevenir, “devemos ter diariamente os cuidados básicos de higiene, estamos realizando reuniões com todos os profissionais da educação para que levem as salas de aulas informações sobre o caso, os funcionários públicos do município também estão recebendo orientações e divulgando o nosso pensamento de prevenir evitando que esse vírus entre em nosso município”, completou.  

Um dos locais que reuni uma grande quantidade de pessoas de toda região é o pólo universitário onde tem sede a Universidade Vale do Acaraú e a Universidade Aberta do Brasil. Em conversa com a nossa reportagem, o professor Marcos Machado informou que todas as providências de higiene e de prevenção estão sendo tomadas nos pólos e que os alunos terão todas as informações a cerca da doença. A coordenadora do Núcleo UVA/IDJ Quixeramobim, Fernanda Severo, comentou que todas as medidas já foram tomadas para que não tenha nenhum prejuízo e nenhum perigo de contaminação para os alunos. “Já entramos em contato com a coordenadoria Regional de Saúde para pedir um parecer epidemiológico, estamos com álcool gel em todas as salas e uma campanha dentro do pólo com informações sobre a gripe está sendo realizada deixando nossos alunos informados de como devem proceder tanto na prevenção como em observar algum caso suspeito”, completou a coordenadora Fernanda Severo.  

O distrito industrial onde está localizado a Cooperativa de Calçados de Quixeramobim, COCALQUI, que possui cerca de quatro mil cooperados também será alvo da campanha devido grande parte de seus funcionários pertencerem a outros municípios do sertão central.
Confira a nota técnica divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim.

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DOS CASOS DE INFLUENZA 2011

DEFINIÇÃO DE SÍNDROME GRIPAL

Maiores de 06 meses de idade – indivíduo apresentando febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhado de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: cefaléia, mialgia ou artralgia

Menores de 06 meses de idade – indivíduo apresentando febre de início súbito mesmo que referida e sintomas respiratórios.

Sinais e sintomas comuns são o desenvolvimento súbito de calafrios, mal-estar,  cefaléia, mialgia, dor de garganta, artralgias, prostração, rinorréia e tosse seca

Modo de transmissão

A influenza é uma doença respiratória transmitida por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo doente ao falar, espirrar e tossir.

A transmissão também pode ocorrer por contato direto ou indireto com secreções nasofaringeanas.

Período de incubação
Pode variar de 01 a 07 dias; sendo mais comum de 01 a 04 dias.

Período de transmissibilidade
Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus desde dois dias antes até cinco dias após o início dos sintomas.
Alguns casos podem evoluir com complicações. 
São sinais de agravamento:
Aparecimento de dispnéia;
Persistência ou aumento da febre por mais de três
Exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica; 
Exacerbação de doença cardíaca pré-existente;
Alteração do sensório;
Exacerbação dos sintomas gastrointestinais em crianças;
Desidratação.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

Renovar o ar do ambiente, abrindo portas e janelas durante, pelo menos, uma hora a cada dia.

Nos ambientes refrigerados, onde não há portas e janelas, deve funcionar sistema de exaustor para renovação do ar.

Limpar diariamente sujidades dos ambientes coletivos, de preferência com pano umedecido com água e hipoclorito

Limpar componentes de climatização em intervalos preconizados pela ANVISA

Assegurar, nos ambientes coletivos, a presença de pia com água corrente e sabão, ou dispositivo com álcool-gel a 70% para limpeza freqüente das mãos.

As pessoas com sintomas de gripe ou qualquer doença respiratória infecciosa devem evitar ambientes coletivos, procurar um serviço de saúde para avaliação, ingerir bastante liquido, manter repouso relativo e só retornar aos ambientes coletivos 48hs após o desaparecimento dos sintomas.

Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool a 70ºC antes das refeições, antes de tocar olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro. 

Evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com objetos potencialmente contaminados, sem antes lavar as mãos, como: maçanetas, telefones, corrimão, relógio de ponto e superfícies lisas, que devem ser limpas com freqüência. 

Não compartilhar alimentos, copos, canudos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.
 
MAIS INFORMAÇÕES
 Secretaria Municipal da Saúde

(88)3441-1112
 Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim.
(88)3441-1219

0 comentários: