1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SERTÃO CENTRAL EM ALERTA CONTRA O VIRUS H1N1


O Sertão Central cearense tem tido nos últimos dias uma das maiores preocupações sobre epidemias dos últimos anos.

Com a informação de mais de 450 casos suspeitos e 13 confirmados no município de Pedra Branca, cidades vizinhas iniciam campanha de conscientização e prevenção tentando evitar a entrada do vírus nestes municípios. Em Madalena uma das preocupações é o grande fluxo de pessoas de outros municípios devido à realização das inscrições do concurso público, diante disso a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações preventivas em diferentes pontos da cidade e alertando a população para os riscos da doença. Os municípios de Quixadá e Quixeramobim tem ambos um caso investigado. O Caso mais grave é em Boa Viagem onde já foram notificados 13 pacientes com sintomas da doença.

Nas farmácias destes municípios a moda agora é a compra da mascara e do álcool gel. Normas técnicas de como evitar a doença e como se comportar ao observar algum caso suspeito está sendo divulgado para a população através dos meios de comunicação. 

A secretaria de saúde do estado informou que Todos os pacientes que apresentarem os sintomas respiratórios da gripe A serão tratados com o antiviral Tamiflu, mesmo sem a confirmação da doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Para manter o estoque, a Sesa garante que já foi solicitado ao Ministério da Saúde mais 9 mil doses do remédio. Os principais sintomas são tosse, coriza e falta de ar.

POR FERNANDO IVO

0 comentários: