1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL E CINZAS


                    
Sofro todo mês de Fevereiro de uma irremediável melancolia. Digo irremediável, pois nem a Claudinha Leite rebolando me anima, fico pensando, quem é o louco que fica assim, triste no carnaval? Mas cá estou. Meus amigos viajaram, digo aqueles que são amigos mesmo. Alguns viajarão ainda hoje para alguma cidade do entorno; que tem sido mais (ou menos) convidativa. 

Sinto que estou envelhecendo. Há chances de passar o primeiro carnaval da minha vida em casa e sozinho, e o pior ainda levaram as cervejas boas e me deixaram as que descem quadrado. Mas não faz mal, colocarei um Nelson Cavaquinho na vitrola (não tenho vitrola, mas assim soa mais romântico), meu companheiro de solidão, e certamente me baterá aquele sentimento de nostalgia ao ouvir sua voz lastimosa, como sempre bate. 

Sobre ficar só, sei lá, acho que tenho invertido as coisas como sempre hei de inverter. Enquanto os jovens vão acumulando os amigos, eu vou escolhendo os meus, e vou preferindo ficar em casa a sair à vera na avenida extravasando, até gosto de ficar lendo minhas coisas, escutando meu som, vendo meus filmes, e bebendo minhas cervejas quadradas. 

Pensando bem, vamos ver o que virá desse Carnaval, talvez eu vá por alguns churrascos com muito chopp pra entrar a quarta-feira de cinzas no engov. Talvez fique e brinque no bloco do eu sozinho, sem destino e sorte, com a esperança que a melancolia não dure o ano inteiro.

Não que eu queira posar de egoísta, ou esnobe, longe de mim, cada um vive como quer (e carnaval é para fazer a festa mesmo). Só quero aproveitar o tempo e chafurdar em toda minha abundância. Gosto mesmo é do descanso depois da labuta, do descanso merecido. Tudo, tudo pra mim é matéria-prima pra curtir uma arte - ainda que não a pratique como pretendo. Mas, no fundo, eu queria mesmo é ser o Jorge Ben e extrair a poesia e cantar, cantar o carnaval. Arte mesmo é ser feliz.



Bruno Paulino é Graduando em letras pela Feclesc/UECE.
Cordenador do Projeto Papo Cultural promovido pela ONG IPHANAQ.

 
Escreve aos domingos como colaborador na categoria O SERTÃOEM PROSA

1 comentários:

Que dúvida cruel essa sua em! não sabe se extravasa sabendo as consequências, pois quando você tá sentindo aquela gastura enorme com aquela vontade de vomitar, você quer morrer ou foge de tudo isso e faz o que faz todos os dias, ouve suas músicas como vc mesmo falou, faz aquele programa saudável. Só que o outro lado é mais convidativo, pois afinal, carnaval é uma vez no ano né isso? mesmo você fazendo o que faz todo fim de semana, tomando aquela cerveja seja ela de que forma for. Quadrada ou redonda...