1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 13 de março de 2012

CONSELHEIRO VIVO 2012: HOMENAGEADOS RECEBEM COMENDA ANTÔNIO CONSELHEIRO


Começou a décima quarta edição do “Conselheiro Vivo” realizado na cidade de Quixeramobim pelo IPHANAQ e o Ponto de Cultura em comemoração ao aniversário de 182 anos de Antônio Conselheiro.

Nesta segunda-feira, 12, a casa onde nasceu o Beato Antônio Conselheiro foi palco de debates a cerca de suas memórias além do lançamento do Grupo de Leitura Sertões e Memórias, coordenado por alunos do Ponto de Cultura, Bruno Paulino e Mayara Albuquerque, acadêmicos de Letras - Uece/Feclesc. A abertura do Conselheiro Vivo 2012 contou com a participação dos vereadores Carlos Roberto, Everardo Junior, Claudio Nunes, Rômulo Filho, do secretário de Cultura de Quixeramobim, Paulo Jean, da ex-secretária de cultura Terezinha Oliveira, Padre Adauto Farias, além de estudiosos, professores e alunos. Durante o evento foi entregue a Comenda Antônio Conselheiro a Osvaldo Costa, psicanalista e mestrando em psicologia pela UFC (Manuscritos de Antônio Conselheiro) e ex-coordenador de Cultura do Município, e o pescador Marcílio Maciel, descendente familiar de Antônio Vicente Mendes Maciel (o Conselheiro). Osvaldo Costa falou que está comenda foi uma homenagem ao grupo IPHANAQ e uma convocação a um trabalho constante em lembrar o que foi conselheiro. “Esta comenda foi dada para mim, mas é de todo o grupo IPHANAQ que a muitos anos levanta a bandeira de Antônio Conselheiro e vem defendendo a cada dia este nosso conterrâneo, ou seja, é uma homenagem ao passado, mas uma convocação ao futuro para que continuemos com esse trabalho conquistando mais vitorias e tornando o nome de Conselheiro cada vez maior em todo o mundo”, Osvaldo Costa ainda falou que o feriado em homenagem a Conselheiro não é pra ser apenas mais um feriado, mas deve ter uma mobilização em toda cidade, principalmente nas escolas com editais de premiação e um movimento em nome de Antônio Vicente Mendes Maciel.
Na quarta-feira, 14, um dia após a data de nascimento de Antônio Conselheiro, a Câmara de Quixeramobim deve votar pela aprovação do Projeto de Lei que estabelece o "Dia de Antônio Conselheiro" na Comissão de Constituição e Justiça, como feriado municipal. O feriado será celebrado somente a partir de 2013. 

O vereador Everardo Junior, autor do projeto, explicou que essa data é pra ser trabalhada e chamar atenção do poder público em virtude do nome de Conselheiro. “Devemos trabalhar para que essa data seja algo que se torne comemorado em todo o município com as escolas participando, com o turismo crescendo com a vinda de pessoas para conhecer a terra onde nasceu Antônio Conselheiro, com isso o comercio, a cidade, todos ganham. Essa é a nossa oportunidade de reconhecer o que o mundo inteiro já reconhece que é o nome de Antônio Conselheiro como um mártir na nossa história”, completou o vereador.

O presidente do IPHANAQ, Ailton Brasil, conversou com a nossa reportagem e relatou que somente este evento “Conselheiro Vivo” é pouco para a dimensão do nome que é Antônio Conselheiro. Segundo Ailton Brasil, esta data tem que ser trabalhada nas escolas para assim fortalecer mais ainda a memória deste quixeramobinense, sendo possível envolver todo o município. Airton Brasil ainda falou que o projeto que será votado na câmara na próxima quarta-feira, 14, tornando o dia 13 de março feriado municipal em comemoração a data natalícia de Antônio Conselheiro deve ser acompanhada de muito trabalho para que não se torne apenas mais um feriado, mas uma data onde tenha recursos para se desenvolver atividades onde fortaleçam o nome de Conselheiro, deixando sua memória viva a cada dia.

O “Conselheiro Vivo 2012” continua nesta terça-feira, 13, a partir  das 20 horas com a entrega da Comenda Antônio Conselheiro ao historiador Ismael Pordeus (In Memorian - recebida pelos filhos), o Lançamento do Livro "Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim" (Coleção Outras Histórias - Museu do Ceará), que terá apresentação do antropólogo/professor doutor Ismael Pordeus Jr. E logo em seguida apresentação Musical “Viva Conselheiro”.

POR FERNANDO IVO/ FOTOS: osertaoenoticia.com

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO







































FOTOS: osertaoenoticia.com

7 comentários:

Esse secretário de cultura só serve pra sair na foto, talvez não saiba nem que é Antônio Conselheiro.
Absurdo!!!!!!!

e os bobões só servem para escrever besteiras nos sites! Inveja Mata Neguinho! kkkk

Absurdo!!!

Uma pessoa dessa só pode estar muito possuída de inveja. O que é realmente triste são essas pessoas que não sabe reconhecer o trabalho de ninguém. Só sabe falar, reclamar. Coitados!

Uma secretaria inerte, inerente em suas atribuições quando se fala de cultura! estamos vivendo o niver de conselheiro, e, observamos como cidadão a importancia que Antonio Conselheiro tem para esta secretaria: nenhuma! pois não tem projetos, se não for as escolas e e a galera da Historia nada tinha! ae vem o prefeito e o cirilo falar de Antonio Conselheiro! só blá, blá, blá... se mexe cultura! ou cultura sem cultura!

Quem é o secretario de cultura? e é aquele ex motorista de um vereador? es pq a cultura não funciona! só pode sem não tem cultura não pode demosntrar cultura!

Realmente a secretaria estar deixando muito a desejar.Não sei se é falta de dinheiro ou de cultura mesmo por parte da secretaria, que já teve dias melhores.

Atual secretario e o anterior são pessoas muito instruidas, intelectuais, com formação sólida em boas instituições de cultura tais como: Aviões do Forró, Pega leve, Corta fogo, bota pra moer, e não esquecendo a emergencia do hospital.