Após ser divulgada a notícia do aborto de uma garota de 20 anos no interior de Quixeramobim, notícia essa que comoveu todos os leitores, devido metade do feto da criança ter sido devorado por cachorros após o mesmo ter sido deixado no mato. A Secretária de Saúde de Quixeramobim divulgou uma nota onde afirma que a jovem foi varias vezes procurada pela equipe de saúde e que a mesma negava veemente que estivesse grávida.
Confira a nota
Quixeramobim - Ceará, 26 de março de 2012.
À: Coordenação da Atenção Básica
A/c: Srª Coordenadora Janina Falcão do Carmo
Relativo ao caso de aborto provocado, ocorrido no dia 23/03/2012, na Localidade Serrinha de Santa Maria, vimos informar a conduta anterior realizada pela Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), do Distrito de Damião Carneiro.
A Agente Comunitária de Saúde (ACS) da localidade, Edileusa Farias Duarte, em uma de suas visitas rotineiras, questionou se determinada usuária estava grávida. Muito embora ela tenha negado, a ACS realizou ainda mais uma visita, a fim de convencê-la a ir até o Posto de Saúde realizar consulta com o enfermeiro da área. Contudo, a mesma voltou a negar que estivesse grávida. Diante do exposto, a ACS procurou o pai da suposta gestante, que ratificou as suspeitas. A ACS, então, nos comunicou tal situação. Ambos fomos, então, no dia 21/03/2012, quarta-feira, à casa da suposta gestante, a qual reside em local de difícil e perigoso acesso, devido a estrada estar bastante danificada pelas chuvas, além de ser bastante íngreme. Deslocamo-nos até o local mesmo assim, imbuídos por nosso senso profissional e humanitário, na motocicleta de propriedade da ACS, uma vez que somente através de tal veículo se consegue chegar ao local.
Ao chegarmos lá, tivemos reforçada a suspeita, contudo a mesma negava veementemente que estivesse grávida, alegando estar apenas “gorda”. Não concordamos com sua afirmação, enfatizamos que os sinais de probabilidade indicavam que ela estava em período gestacional e não com sobrepeso e, mais uma vez, tentamos um diálogo de convencimento da importância da realização de exame para confirmação e das consultas de Pré-Natal, para o bem da mãe e do filho. Em acréscimo, salientamos a responsabilidade da geração de um filho e a necessidade de se adotar uma conduta honesta. Como a suposta gestante continuasse a negar a gravidez, buscamos dialogar com algum familiar que pudesse nos auxiliar a convencê-la a realizar os exames comprobatórios e o devido acompanhamento. Conversamos, então, com o seu pai, o qual reside na mesma casa. O pai nos repassou que também estava suspeitando de gravidez e nos afirmou que a levaria para uma consulta no Posto de Saúde na próxima segunda-feira.
Finalizamos, assim, a visita domiciliar e a busca ativa, certos do apoio da família para que a suposta gestante realizasse os exames e desse início ao Pré-Natal. Nossa conduta foi a de aguardar até o dia da consulta, que estava próximo e, caso não houvesse o comparecimento, iríamos à busca do devido apoio legal e de nossa coordenação. Porém, qual não foi nossa infeliz surpresa quando, no dia 23/03/2012, sexta-feira, recebemos uma ligação da ACS, nos solicitando o envio de um transporte da saúde, pois a suposta gestante apresentava sangramento. Atendemos de imediato e houve o devido socorro. Infelizmente, como já é de conhecimento público, posteriormente fomos informados dos detalhes do que acontecera.
Ficamos bastante penalizados com o ocorrido, porém certos de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para que esta vida fosse tratada com dignidade e tivesse a devida assistência desde o ventre materno.
Álvaro Mota Campos Neto
Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família
ADS 03 - Distrito de Damião Carneiro
4 comentários:
Bom dia! Não tem que só agora jogar a responsabilidade para jovem, temos também que dividir esta divida para os nossos gestores locais que são responsáveis também.
Ainda há quem defenda aborto e pedofilia
http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/ainda-ha-quem-defenda-aborto-e-pedofilia/
Realmente dessa vez sem "sombra" de dúvidas podemos afirmar que o serviço de saúde foi eficaz, entretanto, a cidadã não aceitou essa boa ajuda. É uma pena!dybrus befte
ACREDITO NA NOTA PUBLICADA , INFELIZMENTE HA MULHERES QUE NÃO DEVERIAM ENGRAVIDAR,ISSO NÃO ERA NEM PRA SER CONSIDERADA HUMANA E SE UM MONSTRO,QUANTAS MULHERES TENTANDO ENGRAVIDAR PARA DAR SEU AMOR DE MÃE,E TANTAS QUE DEUS PERMITE ENGRAVIDAR PARA COMETER DELITOS COMO ESSE,É MUITO TRISTE MESMO,UMA PESSOA DESSA SE NÃO FOR CONSIDERADA ESPECIAL,DEVERIA MORRER NA PRISÃO.
Postar um comentário